quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsas na França e no Brasil


França adere ao Programa Ciência sem Fronteiras disponibilizando 10 mil vagas no ensino superior a estudantes brasileiros


Em presença de Dilma Rouseff e do primeiro-ministro francês François Fillon, o CampusFrance e as agências brasileiras CNPq e CAPES assinaram em 15 de dezembro de 2011 a adesão da França ao Programa Ciência sem Fronteiras - CsF.

O CsF, lançado em julho deste ano, é um programa do Governo Federal que busca promover a inovação em ciência e tecnologia e a competitividade brasileira por meio da mobilidade internacional no ensino superior e na pesquisa. O programa tem como áreas prioritárias ciências exatas, engenharia, meio ambiente, saúde e indústria criativa (veja quadro abaixo).

Inscrições abertas

Estão abertas as candidaturas a bolsas para graduação-sanduíche, doutorado-sanduíche, doutorado-pleno e pós-doutorado.


As bolsas para graduação-sanduíche em instituições francesas destinam-se a alunos de excelência, que tenham completado no mínimo o segundo ano de curso nas áreas prioritárias no momento do início previsto da viagem de estudos. Os estudos na França devem corresponder no máximo ao penúltimo ano de seu curso no Brasil. As inscrições devem ser realizadas até 15 de janeiro de 2012 e podem ser feitas por meio das Instituições de Ensino Superior que aderiram ao programa ou por candidaturas individuais.


Os candidatos a bolsas de doutorado-sanduíche oupleno e pós-doutorado devem se inscrever até 17 de fevereiro de 2012.


* * * * *


Estão também abertas as incrições para bolsas nas modalidades “Atração de jovens talentos”, para vinda ao Brasil de doutores, preferencialmente brasileiros, com pesquisas nas áreas prioritárias, e “Pesquisador visitante especial”. A data limite para envio das propostas em primeira chamada é até 15 de fevereiro de 2012.



Mais informações

Site do Programa Ciência sem Fronteiras: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br


Chamadas públicas para bolsas Graduação-Sanduíche:http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1


Chamadas abertas Pós-Graduação e Pós-Doutorado:http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1


Chamadas abertas Atração de cientistas para o Brasil:http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/atracao-de-cientistas-para-o-brasil

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles