domingo, 29 de maio de 2011

Frio deve ser ainda mais intenso nesta segunda no Paraná


O frio deve se intensificar no Paraná nesta segunda-feira (30) e pode superar os recordes de temperatura registrados no domingo (29). O dia foi o mais frio do ano em algumas regiões. A mínima foi de meio grau negativo em Guarapuava, na região Centro-Sul. A massa de ar frio continua a se deslocar pelo estado e deve haver queda nas mínimas, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.

“A queda nas temperaturas não deve ser brusca. A redução prevista é de alguns décimos nas mínimas, o que deve representar novos recordes”, afirmou a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar.

As cidades da região Centro-Sul podem registrar temperaturas negativas, assim como ocorreu no domingo. A previsão é de um grau negativo para Guarapuava.

Podem ocorrer geadas na capital paranaense, região metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul e também no Norte Pioneiro. A previsão é de 2ºC para a Grande Curitiba, 6ºC para Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e 9ºC para Paranaguá, no Litoral.

Mesmo as cidades mais quentes do Paraná devem amanhecer com temperaturas baixas. Londrina e Maringá, no Norte e Noroeste, respectivamente, tem previsão de 6ºC. Foz do Iguçu pode registrar 7ºC.

O sol deve predominar ao longo da semana e as temperaturas devem aumentar durante as tardes. A intensidade do frio deve diminuir a partir de quinta-feira (2), segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Uma frente fria deve ocasionar chuva no Paraná na sexta-feira (3) e no sábado (4).

Recordes de temperatura no domingo

A massa de ar frio derrubou as temperaturas no Paraná. A madrugada de domingo foi a mais gelada do ano em grande parte do estado. As regiões Centro-Sul, Sudoeste, Leste e os Campos Gerais foram as que registraram menores temperaturas e geadas, principalmente nas áreas mais altas. A temperatura mais baixa - de meio grau negativo em Guarapuava - superou os 2,8ºC registrados no dia 3 de maio na mesma cidade.

“Curitiba foi salva pelo nevoeiro”, explicou o meteorologista Samuel Braun. Se não fosse pela umidade, o frio seria ainda mais intenso, conta o especialista. A mínima na capital paranaense foi de 5,3ºC, a menor do ano na cidade. A mais baixa até então era de 6,8ºC, também no dia 3 de maio. Na região metropolitana de Curitiba a menor temperatura foi na Lapa: 2,3ºC.

O Litoral também sofreu com o frio. Antonina registrou mínima de 9ºC e Guaratuba, 11,6ºC. Palmas, no Sul do estado, que costuma registrar as temperaturas mais frias do estado, teve mínima de 0,9ºC.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles