sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Polícia apreende material neonazista em Porto Alegre (RS)


Uma ação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul encontrou nesta sexta-feira em Porto Alegre um depósito com material de apologia ao neonazismo, incluindo um vídeo com ameaças ao senador Paulo Paim (PT-RS). Ninguém foi preso.

Segundo a polícia, havia CDs, livros, panfletos, revistas, bonés e camisetas de propaganda neonazista, de discriminação a minorias.

O delegado Paulo César Jardim, do Grupo de Combate ao Neonazismo, diz que os donos do material já foram identificados e estão sendo procurados.

De acordo com o policial, os integrantes do grupo são jovens, incluindo estudantes de classe média, de ideologia 'hitlerista'.

Jardim diz que, com a ação, a polícia desarticulou uma 'célula' do movimento na cidade. Outras operações, afirma, já evitaram ações violentas.

SUL

Os neonazistas do Estado, diz a polícia, têm ligações com grupos de outras partes do país, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O Grupo de Combate ao Neonazismo atua no Rio Grande do Sul há oito anos e, segundo Jardim, é o único do tipo no Brasil.

O delegado diz que o Estado tem um histórico de ocorrências do tipo. 'O partido nazista já existiu e foi tolerado no Rio Grande do Sul. Tivemos colonizações étnicas alemã e italiana', falou.

O senador Paulo Paim, em nota, afirmou que não vai se 'intimidar' com a ameaça nem exigir segurança pessoal.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles