domingo, 6 de junho de 2010

14 são indiciados acusados de desvios no CIAP

Da Agência Londrix

Quatorze pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal de Londrina sob acusação de participarem de um suposto esquema milionário de desvio de dinheiro público por meio de uma entidade, o Centro Integrado de Apoio Profissional (Ciap). Nesta sexta-feira (4), o delegado da PF em Londrina, Evaristo Kuceki, disse que entregará ao delegado responsável pelo caso, Eduardo Ribas, o relatório que conclui a Operação Parceria. Está preso há um mês, acusado de liderar o esquema, o empresário Dinocarme Aparecido Lima, presidente do Ciap e proprietário da Faculdade Inesul, sediada em Londrina.

As investigações da PF, que contou com apoio da Receita Federal e da Contraladoria Geral da União (CGU), apontam para o desvio de cerca de R$ 300 milhões em cinco anos. Em Londrina, a apropriação teria se aproximado de R$ 10 milhões. O Ciap (uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP) presta serviços à Prefeitura de Londrina oferecendo mão-de-obra, por meio de parcerias, para os serviços do Samu, Controle de Endemias, programa Saúde da Família.

Além de Dinocarme Lima, continuam presos o contador e o auxiliar financeiro do grupo. Entre as provas contra a quadrilha, segundo Kuceki, estariam documentos mostrando que foram abertas empresas com o objetivo único de emitir notas fiscais frias para justificar o desvio de dinheiro.

Os crimes a que os 14 indiciados responderão, segundo o delegado da PF, são lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, estelionato e falsificação de documentos.

As investigações mostram também, segundo Kuceki, que 30% dos recursos recebidos pelo Ciap para a prestação dos serviços acabavam transferidos para uma conta bancária específica da entidade. A organização fazia grandes retiradas - sempre em dinheiro.

Os nomes dos indiciados não foram divulgados pela Polícia Federal. O processo corre sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles