segunda-feira, 26 de abril de 2010

PDT: ANTES E HOJE


Vejamos os componentes do Diretório Nacional e do Conselho Político nos tempos de BRIZOLA, aos quais tive a honra de pertencer.

ANTES: DARCY RIBEIRO, Alceu Colares, Arnaldo Mourthé, Artur Poerner, Bayard Boiteux, Beatriz Bissio, Bocaiúva Cunha, Brandão Monteiro, Cão, Doutel de Andrade, Edmundo Moniz, Francisco Julião, Jackson Lago, José Augusto Ribeiro, José Maria Rabelo, José Maurício Linhares, Lysâneas Maciel, Neiva Moreira, Nilo Batista, Terezinha Zerbini, Vera Malaguti, Vivaldo Barbosa. etc. E o presidente de honra Luiz Carlos Prestes...

HOJE: Paulinho da Força, Andre Figueiredo, Carlos Correia, José Bonifácio, Luis Antonio Medeiros, Manoel Dias, Marcelo Panela, Vieira da Cunha, Valdez Goes, e o indefectível Carlos Lupi. E muitos outros totalmente desconhecidos e medíocres.

Sem ofender nem desmerecer a ninguém, mas deve-se comparar o nível político, ideológico, ético e intelectual dos dois grupos. No primeiro, não havia oportunistas. O nível intelectual, ideológico e político era altíssimo. Hoje, temos alguns aprendizes de trabalhistas, uns poucos apenas esforçados e muitos oportunistas. Hoje, o Partido ocupa cargos em governos de todos os matizes, de diversos partidos. No RGS, até pouco tempo, com o PSDB, mas em Porto Alegre com o PMDB. No Rio de Janeiro, com o PMDB, em Brasília, até o surgimento do escândalo, com o DEM, no governo federal com o PT et caterva. E vai por aí afora... Hoje, o importante para as direções é obter alguns cargos, mesmo que sejam de segundo ou terceiro ou último escalão, enquanto nossos princípios e programa são esquecidos.

Na negociata com o governo federal, foi oferecido ao PDT o Ministério da Previdência, mas acabou com o do Trabalho e Emprego, depois de esvaziado. A máquina petista domina os organismos do Ministério que tem também a influência da Força Sindical. Lupi, ocupa a cadeira do Ministro com as quatro pernas bambas. É um fantoche, o bobo da corte que levou duas espinafrações públicas do Presidente da República e engoliu em seco, para manter a sinecura. Além dos esbregues e humilhações públicas, não reagiu quando foi incumbido ao ex ministro Mangabeira Unger, planejamentos e estratégias próprias do MTE. É um garoto de recados que, obediente, engole até a exigência presidencial de participar do arco de apoio a Sergio Cabral, detrator de Brizola.

O Ministério do Trabalho tem em sua secretaria mais importante o fundador da Força Sindical, Sr. Luis Antonio Medeiros. Paulinho da Força é a eminência parda. A direção nacional do Partido, entregue a neófitos e a oportunistas, intervém em diretórios ocupados por pedetistas históricos, para colocar arrivistas que chegam para usar a sigla e depois partir. Exemplo disso é o Diretório Regional/RJ, onde, vergonhosamente, intervieram em inúmeros diretórios municipais para colocar direções provisórias de recém chegados que nada têm a ver com o trabalhismo. E estão fazendo o mesmo nos diretórios zonais do município do Rio de Janeiro. Empoleiraram em diretórios e postos estratégicos pessoas comprometidas apenas com projetos pessoais.

Para manter o controle, não se pejam de usar métodos violentos e golpistas. É imperioso resgatar o PDT. Não vamos deixar o 12 morrer afogado no revolto mar infestado de carreirismo, fisiologismos e oportunismos. No momento, a luta principal é pelo lançamento de candidatura própria para Presidente da República e para os executivos estaduais onde tenhamos condições, especialmente no Maranhão, no Paraná e no Rio de Janeiro.

RONALD SANTOS BARATA, membro do Diretório Nacional e do MRLB

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles