domingo, 4 de abril de 2010

Estas pesquisas ainda pouco representam.


Ainda é muito cedo para as pesquisas começarem a refletir a consolidação das intenções de votos.

A partir de agora o Serra não terá mais a visibilidade que tinha como governador de SP e muito menos a Dilma será a “estrela” do PAC e não estará colada 24 horas por dia a imagem do Lula.

A Dilma vai tentar puxar o debate para a discussão do passado, já que para ela o “futuro”, a sua vitirine é o PAC e este significa a defesa da continuidade, e nisto incluído as taxas de juros e demais políticas econômicas do atual governo, o que é o calcanhar de Aquiles no atual governo, já o governo é obrigado a fazer a defesa, mas que o próprio Lula assume que é uma continuidade das desenvolvidas pelo governo FHC.

O Serra luta para desvencilhar da imagem colada pelo partido ao FHC, pois este pelas crises que enfrentou foi extremamente recessivo. Ele virá com um discurso diferenciado da pauta recessiva neoliberal implantada pelo FHC e continuada no governo Lula, mas sendo que neste ela assume uma outra forma pelo fato do quadro político econômico mundial já passava por um período desenvolvimentista, o que apesar das políticas econômicas conservadoras fez a economia desenvolver um pouco mais.

Ao Serra compete tentar romper com o passado apontando para o desenvolvimentismo e para isto fará um discurso hibrido, uma mistura da pauta econômica heterodoxa keynesiana do CEPAL com a manutenção de algumas medidas ortodoxas que estão sendo aplicadas desde o governo Sarney.
O Serra tentará de todas as formas estabelecer o debate direto com a Dilma, assim a afastando da proteção do governo.

A respeito do governo Lula, o Serra deverá a princípio estabelecer não o choque frontal, mas sim a crítica pontual propositiva. A função do embate direto ficará a cargo do PSDB e das demais direções dos partidos aliados.

A partir de julho, quando a imagem da Dilma e a do Serra já tiverem descolado dos palanques de inaugurações, começará o verdadeiro debate propositivo. A partir deste momento a imagem estará focada somente nos dois.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles