terça-feira, 2 de julho de 2013

Tragédia!!! No Paraná 78 municípios estão debaixo de água, e em 59 foi decretada situação de emergência



Com o Paraná debaixo de água a tragédia se abate, principalmente sobre os camponeses e os habitantes dos pequenos municípios.

Conversando com meu amigo Hamilton Serighelli, antigo servidor público da Secretária do Trabalho e assessor para Assuntos Fundiários do governo do Paraná, entre vários assuntos abordados, entre eles a demarcação ou não das terras indígenas, a questão da lentidão na execução da reforma agrária, como sobre o micro cooperativismo sendo desenvolvido nos assentamentos, veio a triste notícia da tragédia ambiental que com o excesso de chuvas, além do resto do estado, também se abateu sobre o assentamento do MST em Querência do Norte.

As chuvas constantes no estado a mais de um mês causaram inundações em 56 municípios, verdadeiro desastre ambiental, como um terrível drama para nós humanos e o restante das formas de vida, que coexistem nas propriedades rurais e nas cidades por este nosso interior do Paraná.

No meio desta tragédia um pesado impacto foi sofrido pelos cooperados da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Avante Ltda. (COANA). Lá estes cooperados, como fruto de muita luta e muitos anos  de trabalho, construíram um assentamento modelo.

No meio desta catástrofe ambiental, por causa das inundações, além das perdas na agricultura, morreram 1500 cabeças de gado, em sua maior parte gado leiteiro, base da produção industrial no laticínio da Cooperativa, outra importante fonte de empregos em uma região carente e pouco industrializada.

Segundo o Hamilton o MST em conjunto com governo do estado e o Incra estão agindo em conjunto para buscarem soluções para que o importante  assentamento do MST, um modelo de produtividade e diversificação de atividades econômicas para outros, não sucumba pelas fortes perdas econômicas sofridas, que desabaram como um diluvio sobre este laborioso povo.

Esperamos  que estes assentados, como por todo o estado os outros vitimados pelas enchentes, recebam todo o apoio que merecem!!!




0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles