domingo, 16 de junho de 2013

Brasil quer mais detalhes sobre o programa-espiĂ£o dos EUA na internet

A NSA dispõe de métodos de captura de informações na web ao redor do mundo
Em meio Ă  divulgaĂ§Ă£o de informações de que, nos Estados Unidos, o governo tem um programa-espiĂ£o que monitora telefonemas e e-mails, as autoridades brasileiras defendem a ampliaĂ§Ă£o das discussões sobre o tema, sob a Ă³tica do interesse dos cidadĂ£os. O porta-voz do MinistĂ©rio das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes, disse que os debates devem ser em nĂ­vel multilateral e nĂ£o bilateral.
– Participamos das discussões, observando os interesses dos cidadĂ£os, com os focos na segurança, na democratizaĂ§Ă£o e na privacidade – ressaltou o porta-voz, lembrando a importĂ¢ncia dos debates em torno do marco civil da internet. O marco civil da internet Ă© uma iniciativa para regular o uso da rede no paĂ­s, por meio da previsĂ£o de princĂ­pios, garantias, direitos e deveres, detalhando as diretrizes para usuĂ¡rios e do Estado.
O assunto Ă© controvertido em vĂ¡rios paĂ­ses e estĂ¡ em tramitaĂ§Ă£o na CĂ¢mara uma proposta sobre o tema. O texto faz menĂ§Ă£o Ă  privacidade, identificaĂ§Ă£o dos usuĂ¡rios, retenĂ§Ă£o de dados, a funĂ§Ă£o social da rede e responsabilidade civil de usuĂ¡rios e provedores.
Nesta quarta-feira, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o governo brasileiro estĂ¡ preocupado em decorrĂªncia das denĂºncias sobre a existĂªncia de um programa que permite aos serviços de segurança dos Estados Unidos monitorar telefonemas e e-mails. Segundo ele, hĂ¡ uma sĂ©rie de aspectos que devem ser esclarecidos. Ele defendeu a liberdade na internet e o direito de seus usuĂ¡rios Ă  privacidade.
– Para o governo brasileiro, essas notĂ­cias sĂ£o preocupantes. NĂ£o vou me meter nas questões dos Estados Unidos, que tĂªm suas preocupações com segurança, como nĂ³s aqui tambĂ©m temos. Acho, contudo, que hĂ¡ uma sĂ©rie de questões que precisam ser respondidas – disse Bernardo, na abertura de um evento promovido pela AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em SĂ£o Paulo.
No Ăºltimo dia 7, os jornais The Guardian (britĂ¢nico) e The Washington Post (norte-americano) publicaram informações de que a AgĂªncia Nacional de Segurança dos Estados Unidos (do inglĂªs, NSA) e o EscritĂ³rio Federal de InvestigaĂ§Ă£o norte-americano (cuja sigla Ă© FBI) tiveram acesso direto ao banco de dados de empresas de internet e telefonia.
ApĂ³s a divulgaĂ§Ă£o das informações, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, manifestaram-se. As empresas citadas nas reportagens negaram conhecimento sobre a existĂªncia do Programa Prism (sigla em inglĂªs para MĂ©todos SustentĂ¡veis de IntegraĂ§Ă£o de Projetos). O programa secreto permite Ă  NSA se ligar aos servidores das empresas para consultar informações sobre os internautas. (CB)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles