quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Gustavo Fruet: 'Jantando com Lerner'

Gustavo Fruet busca novos aliados, agora avança  sobre os lernistas.Na noite de ontem, o ex-deputado jantou com os ex-prefeitos Jaime Lerner e Saul Raiz. Os dois ex-prefeitos representam uma corrente polĂ­tica historicamente adversa a de Fruet. Jaime Lerner derrotou MaurĂ­cio Fruet, pai de Gustavo, em 1988, na disputa pela prefeitura de Curitiba. Segundo observadores, a procura de apoio do grupo ligado a Lerner e Raiz Ă© mais um sinal de que Fruet tenta de se desvencilhar da condiĂ§Ă£o de candidato petista e  a busca do apoio de  Lerner, ainda que detenha altos Ă­ndices de rejeiĂ§Ă£o, tem um eleitorado cativo em Curitiba. Presume-se que sua bĂªnĂ§Ă£o pode ter algum efeito eleitoral. JĂ¡ Saul Raiz representa um segmento empresarial importante. A movimentaĂ§Ă£o de Fruet visa, segundo analistas, principalmente reverter a perda de apoio de grandes empresĂ¡rios a sua candidatura. Desde que caiu nas pesquisas e teve um desempenho pĂ­fio no debate da Band, Fruet vĂª relutĂ¢ncia em alguns de seus principais financiadores. E mais, o grupo de Fruet nĂ£o quer ficar  dependente do casal Gleisi/Paulo Bernardo. (Cicero Cattani)

O desabafo de DoĂ¡tico Santos em relaĂ§Ă£o ao boato de sua "demissĂ£o do gabinete do senador RequiĂ£o"

Segundo o SecretĂ¡rio Geral do PMDB de Curitiba, sua saĂ­da do gabinete de RequiĂ£o, se deu quando ele publicamente, anunciou que nĂ£o acompanharia a posiĂ§Ă£o polĂ­tica do senador de indicar Rafel Greca como candidato do partido Ă  prefeitura de Curitiba. Foi no dia 10 de maio  que me retirei do gabinete dele no senado, afirma DoĂ¡tico. “O acompanhei na opĂ§Ă£o preferencial pelos pobres, inspirada na Carta de Puebla. Na opĂ§Ă£o preferencial pelo Greca, ele que se vĂ¡ sĂ³”, diz o dirigente peemedebista. 

Quando discordei do RequiĂ£o, nĂ£o foi uma brincadeira. NĂ£o me sentiria confortĂ¡vel num grupo que acabarĂ¡, tendo o Rafael Greca como orientador ideolĂ³gico. Quem me conhece, sabe que nĂ£o sou de meias palavras e nem de meias atitudes. RequiĂ£o quis como candidato de nossa legenda, uma pessoa que carrega o estigma de anti-PMDB. Essa foi a maior agressĂ£o perpetrada contra a histĂ³ria do nosso diretĂ³rio municipal. Isso serĂ¡ lembrado para sempre na memĂ³ria do PMDB de Curitiba, continua DoĂ¡tico. 

E ao contrĂ¡rio do que muitos pensam, digo isto, nĂ£o pelo fato de Greca - quando prefeito - ter armado uma farsa na Cohab para conseguir que eu fosse preso. Embora, Isso por sĂ­ sĂ³, justificaria minha posiĂ§Ă£o de rejeitar a candidatura dele – Rafael – pelo PMDB. Entretanto, as razões para a nĂ£o aceitaĂ§Ă£o dessa afeiĂ§Ă£o grequista, reside em dois fatores muito mais graves, a saber:

1.    Rafael Greca foi o secretĂ¡rio de estado da comunicaĂ§Ă£o quando Jaime Lerner como governador quis  lesar o patrimĂ´nio do ParanĂ¡,  tentando vender a Copel. Ora, na condiĂ§Ă£o de secretĂ¡rio da comunicaĂ§Ă£o, Greca era o propagandista da venda da Copel. Nesse mesmo episĂ³dio, nĂ³s do PMDB, juntos com toda a sociedade paranaense, lutĂ¡vamos heroicamente para impedir tal negociata. NĂ£o me consta que o Greca tenha pedido perdĂ£o ao povo de nossa terra, por essa atitude lesa pĂ¡tria. 

2.    A outra questĂ£o, de importĂ¢ncia fundamental, diz respeito a atitude de Rafael Greca com os moradores das ocupações irregulares de nossa capital. Quando prefeito, esse senhor determinou Ă  
COHAB – Companhia de HabitaĂ§Ă£o de Curitiba, que  impusesse aos moradores dessas ocupações a obrigatoriedade da assinatura de um termo concessĂ£o de uso para permanecerem onde habitavam. No intuito de persuadirem a populaĂ§Ă£o em tela, agentes da COHAB, afirmavam que esse termo, depois seria transformado em escritura dos terrenos adquiridos. Iludidos e/ou pressionados, 37 mil famĂ­lias subscreveram e pagaram pelo compromisso. Resultado: depois de anos numa pendenga jurĂ­dica, o MinistĂ©rio PĂºblico Estadual consegui a declaraĂ§Ă£o de nulidade de tais termos, em acordĂ£o lavrado pelo Superior Tribuna de Justiça. Mesmo assim,  as famĂ­lias que honraram o termo assinado e pagaram as mensalidades, permanecem no prejuĂ­zo. 

Ao finalizar, DoĂ¡tico mais uma vez relembra o pacto da ArticulaĂ§Ă£o PMDB na Frente, no apoio Ă  reeleiĂ§Ă£o do Prefeito Luciano Ducci. “Ele Ă© o Ăºnico candidato a prefeito de Curitiba, que define com clareza o compromisso pela superaĂ§Ă£o da misĂ©ria e pobreza extrema em nossa capital".

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles