sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Navegador pode ter chegado à África antes de Vasco da Gama



Efe

Vários pedaços de porcelana e uma pequena moeda chinesa do início do século XV encontrados em uma escavação organizada por chineses e quenianos poderiam mudar a história da África Oriental ao indicar que o navegador chinês Zheng He chegou ao continente antes do português Vasco de Gama

O principal pilar que sustenta esta hipótese é uma moeda redonda com um buraco quadrangular no centro que remonta à dinastia Ming e que, ironicamente, será conservada para seu posterior estudo no Forte Jesus de Mombaça, obra dos portugueses.

No entanto, são necessários dois anos de um meticuloso estudo para que os pesquisadores cheguem a alguma conclusão, explica Athman Hussein, arqueólogo do departamento de museus do Quênia e diretor-adjunto da escavação realizada em Mambrui, situada no litoral a 120 quilômetros ao nordeste do forte.

Segundo uma das teorias que os pesquisadores consideram, a moeda teria viajado a bordo de um dos 200 navios comandados pelo navegador chinês Zheng He, quem teria chegado à costa do que hoje é a Quênia por volta de 1421, mais de 75 anos antes de Vasco de Gama, que chegou à região em 1498, durante viagem à Índia. O marinheiro asiático teria levado em nome do imperador chinês Yongle, vários objetos como porcelanas e moedas, ao sultão de Malindi, quem lhe agradeceu com uma girafa, entre outros presentes.

Segundo o escritor Gavin Menzie, autor do livro 1421: O Ano em que a China Descobriu o Mundo, Zheng He foi o primeiro a fazer a circunavegação do planeta e primeiro a descobrir a América, antes de Cristovão Colombo. As viagens de Zheng He, realizadas entre 1405 e 1432, teriam gerado mapas depois usados pelos europeus, como Vasco da Gama e Cristovão Colombo. É fato conhecido que Zheng He explorou o Oceano Índico e que os chineses tinham tecnologia naval (já conheciam a bússola, por exemplo) superior a dos europeus. Portanto, poderiam fazer uma viagem à América.

Portugueses x chineses — No entanto, dada a herança portuguesa na região, os arqueólogos locais estão divididos. "Tudo indica que Zheng He chegou antes que Vasco da Gama, mas é inegável que os portugueses deixaram mais marcas. Não se pode falar da história da África Oriental sem mencionar os portugueses, que passaram mais de 200 anos na região", disse Hussein.

O supervisor da escavação afirma que "os chineses chegaram primeiro", mas ressalta que foram os portugueses que desenvolveram a região.

Interesse comercial — Hussein destaca que mais provas serão encontradas nas próximas fases da pesquisa, que terá início em 7 de novembro e que incluem escavações submarinas e em diversos pontos de Mambrui. Apesar das hipóteses que os pesquisadores formularam com as recentes descobertas, Hussein não quer se precipitar e prefere esperar por mais evidências deste contato entre China e África Oriental.

A pesquisa envolve não só polêmicas históricas, mas também religiosas, já que os familiares de pessoas enterradas no cemitério mulçumano de Mambrui reclamam das escavações. Além disso, há questões políticas envolvidas: "há gente que diz que os chineses não estão interessados apenas na história, mas principalmente no petróleo e nas matérias-primas da região", afirma Hussein. No entanto, ele ressaltou que o objetivo das pesquisas é meramente acadêmico.

Turismo — Esta escavação, realizada por museus do Quênia e pela Universidade de Pequim, também serviu para despertar a curiosidade local. Por sua vez, os moradores de Mambrui esperam que as descobertas contribuam para o aumento do turismo na região, que antes mesmo do início das escavações estava entre as preferidas dos veranistas internacionais.

As autoridades dos museus do país já estudam a possibilidade de abrir o local das escavações ao público em um futuro próximo.

Comparação entre as caravelas e uma das naus comandadas por Zheng He

Projeto quer reduzir reserva legal em Mato Grosso


RODRIGO VARGAS

A Assembleia de Mato Grosso aprovou um projeto que reduz áreas passíveis de preservação no Estado e diminui o percentual de recomposição de reserva legal.

Aprovado por 19 votos a um, o projeto substitui o zoneamento socioeconômico e ecológico que havia sido proposto pelo ex-governador Blairo Maggi (PR), após três anos de reuniões técnicas e audiências públicas.

O zoneamento estipula uma série de indicações para o uso e a ocupação dos 90 milhões de hectares do Estado.

Em relação à proposta original, aumentam em 67% as áreas destinadas à "intensificação das atividades agropecuárias": de 23 milhões de hectares para 39 milhões de hectares, um acréscimo equivalente ao território do Acre.

As áreas destinadas à criação de unidades de conservação, que no texto anterior chegavam a 5,5 milhões de hectares, caíram 73%.

O principal articulador foi o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM). Segundo ele, a versão anterior, que havia recebido o apoio dos ambientalistas, poderia "engessar" o desenvolvimento do Estado.

"Manter o texto original seria algo gravíssimo. Áreas já abertas e consolidadas seriam engessadas e teriam, por exemplo, dificuldades em obter financiamento", disse o deputado.

O material aprovado também indica o "plantio da cana-de-açúcar e a produção sucroalcooleira" em áreas já abertas no Estado, excluindo as áreas alagáveis. Segundo ambientalistas, o texto abre caminho para o plantio de cana nas terras altas do Pantanal e na Amazônia.

Outro artigo diz que, para fins de recomposição florestal, o percentual de reserva legal cai de 80% para 50% de cada propriedade rural.

O projeto receberá redação final e vai ao governador Silval Barbosa (PMDB) para sanção ou veto. Reeleito no primeiro turno, Barbosa disse que só irá se pronunciar após receber o texto final.

De acordo com a diretoria de Zoneamento Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, os zoneamentos estaduais podem prever a redução da reserva legal para fins de recomposição.

A proposta de Mato Grosso, porém, só passa a vigorar após ser submetida à avaliação técnica da CCZEE (Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico), formada por representantes de 15 ministérios.

Por meio de nota, a ONG ICV (Instituto Centro de Vida) disse que o zoneamento de MT "contradiz os compromissos assumidos perante a comunidade internacional, que preveem a redução do desmatamento e a promoção da agricultura de baixas emissões de carbono".

Um manifesto assinado por 27 entidades, entre elas o Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), será entregue hoje ao governador Silval Barbosa. O documento pede o veto integral ao projeto aprovado pelos deputados. "A versão atual apresenta inconsistências técnicas, além de desperdiçar um grande orçamento já destinado aos seus estudos."

Ruralistas traçam estratégia para votar Código Florestal já

Agência Câmara

A Frente Parlamentar da Agropecuária não perdeu tempo e, apenas três dias após o segundo turno das eleições, traçou estratégias para votar, ainda neste mês, o projeto que modifica o Código Florestal (PL 1876/99). A proposta foi aprovada por comissão especial em julho.

Reunidos na última quarta-feira em um restaurante de Brasília, parlamentares ruralistas definiram que iriam conversar com as lideranças partidárias para que a proposta seja incluída na pauta do Plenário. Integrante da frente, o deputado Luís Carlos Heinze (PP-RS) diz que o objetivo é aprovar, sem modificações, o texto do relator na comissão especial, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

"A comissão especial foi criada e, por entendimento com a liderança do PT, do PSDB e também do próprio presidente Michel Temer, nós não votamos essa matéria durante o mês de junho, quando já tínhamos a matéria pronta na comissão especial, para não trazer esse assunto à pauta durante o período eleitoral”, explica.

Segundo o deputado, houve pedidos nesse sentido dos então candidatos presidenciais do PSDB e do PT. “Nós recuamos, esperamos, com o compromisso deles de que, em novembro, quando retornássemos aqui à Câmara, nós pudéssemos trazer esse assunto à pauta."


Ambientalistas rejeitam

A depender da Frente Parlamentar Ambientalista, no entanto, a proposta não será votada neste ano. É o que explica o coordenador da frente, deputado Sarney Filho (PV-MA). "Nós acreditamos que o compromisso assumido tanto pelo PSDB quanto pelo PT, de que não iriam concordar com a votação do Código Florestal que implicasse possibilidade de desmatamento e anistia dos desmatadores, nos deixa com certa tranquilidade”, diz Sarney. “Acho que essa votação neste ano está encerrada."

Ele lembra que o compromisso foi assumido pela própria presidente eleita, Dilma Rousseff, e pelo presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Para este ano, Sarney Filho acha que é possível o início de um diálogo sobre pontos do Código Florestal que poderiam ser melhor esclarecidos, como o tratamento dado a áreas de produção já consolidadas. O texto de Aldo Rebelo, segundo o deputado do PV, poderia ser mais um ponto na discussão, mas não o único.


Preservação

Defendido por ruralistas e criticado por ambientalistas, o relatório de Aldo Rebelo prevê, entre outros pontos polêmicos, que propriedades até quatro módulos fiscais não precisarão cumprir os percentuais mínimos de preservação. A proposta prevê, ainda, que as terras em uso até julho de 2008 serão reconhecidas e regularizadas.

Na próxima semana, os líderes devem se reunir para definir a pauta do Plenário. Os trabalhos na Câmara estão trancados por dez medidas provisórias, que, por estarem com prazo de votação vencido, impedem a análise de outros projetos. A medida provisória não votada no prazo de 45 dias passa a trancar (bloquear) a pauta de votações da Casa em que estiver tramitando. Na maioria dos casos, esse prazo é esgotado na Câmara, e a MP já chega ao Senado trancando a pauta.

XENOFOBIA: Berlusconi divulga medidas contra imigrantes



REUTERS

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, divulgou nesta sexta-feira medidas contra imigrantes e prostitutas, o que motivou ironias da oposição, que exige sua renúncia por causa de um escândalo envolvendo a presença de meninas adolescentes na sua mansão.

Um decreto aprovado pelo gabinete do premiê autoriza as autoridades a deportar cidadãos de outros países da União Europeia se em 90 dias eles não comprovarem certas condições, como renda adequada e endereço fixo.

A medida deve intensificar a repressão aos ciganos e sua deportação para países do Leste Europeu, especialmente a Romênia, motivo de queixas de entidades de direitos humanos.

Polícia apreende material neonazista em Porto Alegre (RS)


Uma ação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul encontrou nesta sexta-feira em Porto Alegre um depósito com material de apologia ao neonazismo, incluindo um vídeo com ameaças ao senador Paulo Paim (PT-RS). Ninguém foi preso.

Segundo a polícia, havia CDs, livros, panfletos, revistas, bonés e camisetas de propaganda neonazista, de discriminação a minorias.

O delegado Paulo César Jardim, do Grupo de Combate ao Neonazismo, diz que os donos do material já foram identificados e estão sendo procurados.

De acordo com o policial, os integrantes do grupo são jovens, incluindo estudantes de classe média, de ideologia 'hitlerista'.

Jardim diz que, com a ação, a polícia desarticulou uma 'célula' do movimento na cidade. Outras operações, afirma, já evitaram ações violentas.

SUL

Os neonazistas do Estado, diz a polícia, têm ligações com grupos de outras partes do país, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O Grupo de Combate ao Neonazismo atua no Rio Grande do Sul há oito anos e, segundo Jardim, é o único do tipo no Brasil.

O delegado diz que o Estado tem um histórico de ocorrências do tipo. 'O partido nazista já existiu e foi tolerado no Rio Grande do Sul. Tivemos colonizações étnicas alemã e italiana', falou.

O senador Paulo Paim, em nota, afirmou que não vai se 'intimidar' com a ameaça nem exigir segurança pessoal.

Depois de dois dias, Dilma reaparece no litoral Sul da Bahia


Na primeira folga desde o fim da campanha, a presidente eleita Dilma Rousseff escolheu o Nordeste, região que lhe deu mais de 70% dos votos, para descansar. A Folha apurou que Dilma foi vista ontem na casa do empresário paulista João Paiva, na praia de Patizeiro, a cerca de 30 km do centro de Itacaré. Ela estaria hospedada no local desde ontem.

A casa pertence a um empresário paulista pouco conhecido: João Paiva. Projetou-a o arquiteto arquiteto Claudio Bernardes (1949-2001).

Em dezembro de 2007, o “paraíso tropical” do empresário foi capa da revista “Casa Vogue”.

Pouco conhecido, Paiva tem uma mansão isolada no topo de um morro cercado de mata nativa e com vista para o mar.

A construção já foi capa da "Casa Vogue", que a descreveu como a "materialização do paraíso tropical", em 2007. Segundo a revista, são 1.200 metros quadrados erguidos em "linhas contemporâneas equilibradas em pedra, madeira e vidro".

Paiva voa de São Paulo para lá pelo menos uma vez por mês, em jato executivo.

A estada de Dilma na Bahia foi organizada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Na quarta, a aeronave que decolou de Brasília com a presidente eleita pousou em Ilhéus (BA).

Dilma anunciou que descansará até o domingo, quando retorna a Brasília. Na próxima semana, vai com o presidente Lula à reunião do G-20, em Seul.

Até domingo ela pode ainda ir ao Txai Resort, hotel de luxo em Itacaré. Segundo funcionários, "está tudo pronto para recebê-la": há reservas para ela e a filha, Paula, que mora em Porto Alegre.

O local é conhecido por receber hóspedes famosos em busca de privacidade. Há poucas semanas, a senadora eleita Marta Suplicy (PT-SP) foi fotografada descansando no local. O presidente francês Nicolas Sarkozy e a primeira-dama Carla Bruni também se hospedaram no local.

Sarney admite possibilidade de Congresso recriar CPMF




A defesa de alguns governadores eleitos e do próprio presidente do PSB e senador eleito, Eduardo Campos (PE), da volta da cobrança da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) repercutiu no Senado. O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta sexta-feira, 5, que apesar de a presidenta eleita, Dilma Rousseff, ter dito que não pensa em qualquer proposta neste sentido nada impede que o Congresso tome a iniciativa:

"Isso não impede que aqui dentro das casas do Congresso tenha a iniciativa parlamentar restaurando a CPMF."


Fonte: Agência Brasil

Presidente da OAB diz que pesquisas precisam de discussão aprofundada


Ophir Cavalcante parabenizou Beto Richa pela vitória nas urnas e o convidou para a Conferência Nacional dos Advogados.

O governador eleito do Paraná, Beto Richa, recebeu nesta quinta-feira (4) o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, que parabenizou Richa pela vitória nas urnas e o convidou para o lançamento da XXI Conferência Nacional dos Advogados, em janeiro próximo, em Curitiba.

A conferência deve reunir na capital paranaense, em novembro de 2011, mais de 7 mil advogados, estudantes de Direito e autoridades do Brasil, de países do Mercosul e da África de Língua Portuguesa. “É um evento muito importante, que transformará Curitiba na capital brasileira da advocacia. Vamos debater questões fundamentais para a democracia brasileira, como a reforma política e o pacto federativo”, afirmou Cavalcante Junior. O tema da conferência será “O advogado como defensor das liberdades e das garantias constitucionais.”


Pesquisas eleitorais

Depois do encontro, o presidente da OAB falou sobre a importância do debate sobre o papel das pesquisas eleitorais. Segundo ele, o Paraná levou uma reflexão, em nível nacional, sobre as pesquisas, que foram impugnadas pela justiça eleitoral, por conta de erros de metodologia e na formulação dos questionários. “As pesquisas são importantes. São referência, mas não pode haver manipulação e nem muito menos ser determinante para o voto do eleitor. Por isso é necessário que haja uma discussão em torno disso”, disse Cavalcante Junior. “A Ordem dos Advogados vai promover um seminário sobre reforma política em novembro, em Brasília, e a reforma eleitoral, que é parte desse processo, vai atrair a discussão sobre as pesquisas.”


Defensoria Pública

O encontro teve a presença do presidente da Seccional da OAB do Paraná, José Lúcio Glomb, que falou sobre o projeto para implantação da Defensoria Pública do Paraná, enviado pelo atual governo à Assembléia Legislativa. “Somos a favor da implantação da Defensoria, mas entendemos que é um projeto complexo e, por isso, é compreensível a cautela da equipe de transição do governador Beto Richa, para que seja feita uma análise mais profunda do detalhamento do projeto”, afirmou Glomb.

China apoiará metas francesas na presidência do G-20


AE

A China declarou apoio ao objetivo da França de usar a sua presidência do G-20, grupo das 20 economias mais industrializadas do mundo, para reformar o sistema financeiro mundial, disse o presidente Hu Jintao em Paris, após um jantar com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Hu realiza uma visita oficial à França e a China confirmou acordos comerciais com a França no montante de US$ 20 bilhões. Os chineses comprarão aviões e urânio dos franceses.

"A China apoia a França nos seus esforços para garantir o sucesso da cúpula do G-20 no próximo ano", disse Hu. A França assumirá a presidência do grupo a partir do encontro do G-20 na Coreia do Sul na próxima semana. Em comunicado conjunto, os líderes disseram que Paris e Pequim "acreditam que o G-20 precisa refundar o sistema financeiro internacional sobre bases mais saudáveis e seguras".

Sarkozy afirma que suas prioridades, após a França assumir a presidência do G-20, serão a melhora na coordenação entre as potências para lidar com o câmbio e os preços das matérias-primas (commodities).

"A França quer ter a China intimamente associada durante sua presidência do G-20", afirmou Sarkozy. "Eu sei que posso contar com o apoio chinês para progredir em três grandes metas, a primeira das quais é a reforma do sistema monetário global, numa época em que a China virou uma grande potência monetária", disse o mandatário francês.

Segundo informações da agência Associated Press, os acordos comerciais confirmados hoje envolvem a venda de urânio francês à China, bem como de aeronaves da Airbus. Em comunicado, a presidência francesa afirma que o acordo aeronáutico estabelece a venda de 102 aviões comerciais modelos 320, 333 e 350 da Airbus para as empresas aéreas Air China, China Eastern e China Southern., a um valor aproximado de US$ 14 bilhões. Outro grande acordo envolve a venda de 20 mil toneladas de urânio da estatal nuclear francesa Areva para a China Guangdong Nuclear Power Corp. Os franceses fornecerão o combustível nuclear à China durante 10 anos e a Areva diz que o contrato vale US$ 3,5 bilhões.

O acordo assinado entre França e China no setor também beneficiará a economia britânica, disse o ministro de Negócios do Reino Unido, Mark Prisk. Segundo ele, os britânicos receberão encomendas de peças e equipamentos para as aeronaves Airbus. "Isso representa notícias fantásticas para o setor aeroespacial do Reino Unido, com essas novas encomendas significando um valor superior a US$ 5 bilhões", afirmou. As informações são da Dow Jones.

Pedidos de auxílio-desemprego sobem nos EUA






O número de trabalhadores norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego subiu 20 mil, para 457 mil, após ajustes sazonais, na semana até 30 de outubro, informou hoje o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. Economistas esperavam aumento de 11 mil solicitações. O número da semana anterior foi revisado para 437 mil, ante os 434 mil informados anteriormente.

A média móvel de pedidos feitos em quatro semanas - calculada para suavizar a volatilidade do dado - subiu 2 mil, para 456 mil. Já a média móvel da semana anterior foi revisada para 458 750 mil. Na semana encerrada em 23 de outubro, o número total de norte-americanos que recebiam auxílio-desemprego caiu 42 mil, para 4,340 milhões, de 4,382 milhões na semana anterior. O total da semana até 23 de outubro é o menor desde 22 de novembro de 2008.

A taxa de desemprego para trabalhadores com seguro-desemprego foi de 3,4% na semana até 23 de outubro, abaixo da taxa de 3,5% na semana anterior. Nos EUA, as regras para distribuição do auxílio-desemprego variam de Estado para Estado e nem todos os desempregados têm direito ao benefício. As informações são da Dow Jones.

Caso Rachel: “Ainda não consegui enterrar minha filha”

Maria Cristina, mãe de Rachel, diz que luto só acabará quando assassino for preso


THEMYS CABRAL/GP

O brutal assassinato de Rachel Genofre completa dois anos sem que a polícia tenha descoberto o autor do crime. Corpo com sinais de abuso sexual foi encontrado dentro de uma mala na rodoviária de Curitiba

Novembro de 2008. Rachel Genofre, 9 anos, desaparece da saída do colégio, no caminho que costumava percorrer sozinha. Na mesma noite, ela é estuprada e morta. Dentro de uma mala, seu corpo é abandonado na rodoviária de Curitiba. Uma força tarefa policial é montada para solucionar o caso. Dois anos se passaram e o caso Rachel Genofre ainda é um enigma. As investigações levaram simplesmente a lugar nenhum. Sem o culpado atrás das grades, o luto, para a família, fica longe do fim. “Eu ainda não consegui ‘enterrar’ a minha filha”, desabafa a mãe de Rachel, Maria Cristina Lobo de Oliveira. “Não consigo nem ir ao cemitério”, diz.

De acordo com a psicóloga e psicanalista, Vânia Mercer, responsável pelo Programa de Travessias, que estuda temas relacionados a perdas na vida, o processo normal de luto costuma durar cerca de dois anos. No caso Rachel, a tendência é que esse período seja mais extenso. “A Rachel ficou dias desaparecida, quando o corpo apareceu, o estado foi chocante. O fato de o autor não ter sido localizado é um agravante”, explica. “Como o casal [os pais de Rachel] eram separados pode ter também ocorrido uma crise de responsabilidade”, diz.

A mãe Maria Cristina afirma que ainda divide sua luta na tentativa de “achar o monstro” que matou sua filha e de dar um rumo na vida. “Continuo trabalhando, tentando me apegar às coisas do cotidiano, ao mesmo tempo, tento acompanhar as investigações de perto”, conta.

Ato em homenagem a Rachel e exigindo a apuração do caso

Um ato em homenagem a Rachel ocorre no próximo sábado, às 10 horas, na Boca Maldita. Em seguida, haverá uma caminhada até a Praça Rui Barbosa. Às 19h30, será celebrada uma missa na Igreja do Perpétuo Socorro.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles