terça-feira, 6 de novembro de 2012

PolĂ­cia Federal desarticula quadrilha que extraĂ­a ouro ilegalmente


A PolĂ­cia Federal (PF) iniciou na manhĂ£ desta terça-feira, 6, a OperaĂ§Ă£o Eldorado, destinada a desarticular uma organizaĂ§Ă£o criminosa responsĂ¡vel pela extraĂ§Ă£o ilegal de ouro e comercializaĂ§Ă£o no Sistema Financeiro Nacional. A operaĂ§Ă£o pretende cumprir 28 mandados de prisĂ£o e 64 de busca e apreensĂ£o em sete estados: ParĂ¡, RondĂ´nia, Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul,  SĂ£o Paulo e Rio de Janeiro.
Outras oito pessoas sĂ£o procuradas para prestar depoimento sobre os crimes. A investigaĂ§Ă£o mostrou que trĂªs empresas estavam envolvidas no esquema, sendo que apenas uma delas movimentou sozinha mais de R$ 150 milhões.
Mais de 300 policiais federais participam das buscas, alĂ©m de 80 policiais dos locais onde era extraĂ­do o ouro e de fiscais do Ibama - eles participam da investigaĂ§Ă£o desde o inĂ­cio, em fevereiro, informa a PF.
As pessoas detidas foram conduzidas pela Delegacia de RepressĂ£o a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos PĂºblicos, que constatou a prĂ¡tica de crimes ambientais - exploraĂ§Ă£o ilegal de recursos minerais, destruiĂ§Ă£o de Ă¡reas de preservaĂ§Ă£o permanente e poluiĂ§Ă£o - , crimes contra a ordem econĂ´mica - usurpaĂ§Ă£o de bens da UniĂ£o - e contra o Sistema Financeiro Nacional, alĂ©m de lavagem de dinheiro. 
O ouro extraĂ­do das Ă¡reas indĂ­genas e dos garimpos ilegais, segundo a PolĂ­cia Federal,  era adquirido por empresas Distribuidoras de TĂ­tulos de Valores MobiliĂ¡rios (DTVM's). ApĂ³s dissimular a origem dos metais, elas o vendiam como ativo financeiro para investidores da cidade de SĂ£o Paulo.  (AE) 

Arquivos histĂ³ricos sobre a ditadura militar pertencentes Ă  FundaĂ§Ă¢o Lelio E Lisli Basso


Arquivos da ItĂ¡lia virĂ£o para o Brasil digitalizados

Arquivos histĂ³ricos pertencentes Ă  FundaĂ§Ă¢o Lelio E Lisli Basso, incluindo documentos sobre a ditadura militar no Brasil que estĂ£o em Roma (ItĂ¡lia) serĂ£o digitalizados e integrarĂ£o o futuro centro de documentaĂ§Ă£o do Memorial da Anistia. A sociedade brasileira, em breve, poderĂ¡ consultar esses arquivos graças ao acordo firmado pela ComissĂ£o de Anistia, do MinistĂ©rio da Justiça, com o embaixador do Brasil na ItĂ¡lia, JosĂ© Viegas, e a presidente da FundaĂ§Ă£o Lelio e Lisli Basso, Elena Paciotti. 

O presidente da ComissĂ£o de Anistia, Paulo AbrĂ£o, avalia que a iniciativa da ComissĂ£o da Anistia e da FundaĂ§Ă£o Lelio e Lisli Basso, com auxĂ­lio importante do Itamaraty, reforça a polĂ­tica brasileira de transparĂªncia e de defesa dos direitos humanos. “É um passo a frente para afirmar o Memorial da Anistia vocacionado como espaço de prese
rvaĂ§Ă£o da memĂ³ria a partir da narrativa e testemunho das vĂ­timas. O acervo serĂ¡ inteiramente disponibilizado para toda a sociedade brasileira", garante.


Em março deste ano foi firmado um protocolo de intenções entre a ComissĂ£o de Anistia e a FundaĂ§Ă£o Lelio e Lisli Basso. No dia 11 de outubro Ăºltimo foi celebrado um contrato para executar o projeto de digitalizaĂ§Ă£o do acervo referente ao perĂ­odo da ditadura militar que estĂ¡ na ItĂ¡lia. SerĂ£o digitalizadas cerca de 70 mil pĂ¡ginas, que incluem documentos referentes ao Tribunal Russell II, ao I Congresso Nacional da ComissĂ£o Brasileira pela Anistia, realizado em SĂ£o Paulo em 1978, e ao Tribunal Permanente dos Povos, importante instrumento de defesa dos direitos dos povos criado por Lelio Basso, referente ao Brasil e Ă  AmĂ©rica Central.

O projeto prevĂª tambĂ©m a recuperaĂ§Ă£o de material audiovisual (fotografias e vĂ­deos), a realizaĂ§Ă£o de pesquisas e a reediĂ§Ă£o de livros sobre o perĂ­odo histĂ³rico a serem publicados por meio do projeto Marcas da MemĂ³ria, da ComissĂ£o de Anistia.

FundaĂ§Ă£o Lelio e Lisli Basso
 
A FundaĂ§Ă£o foi criada em Roma (ItĂ¡lia), em 1973, a partir da fusĂ£o da rica biblioteca formada ao longo de 30 anos por Lelio Basso e o acervo do Instituto para o Estudo da Sociedade ContemporĂ¢nea (do italiano Istituto per lo studio della societĂ  contemporanea – Issoco), criado na segunda metade dos anos 70. A rede de solidariedade internacional contra as ditaduras latino-americanas teve uma de suas sedes na FundaĂ§Ă£o Lelio e Lisli Basso, alĂ©m de comitĂªs para recolhimento de denĂºncias em GĂªnova, Veneza, Sanremo e MilĂ£o (ItĂ¡lia).

Tribunal Russell
 
O “Tribunal Russell II” foi um tribunal de opiniĂ£o criado na dĂ©cada de 70 pelo jurista e entĂ£o senador socialista italiano Lelio Basso para denunciar as violações de direitos humanos cometidas pelas ditaduras na AmĂ©rica Latina, em particular no Brasil e no Chile. É uma extensĂ£o do Tribunal Russell, tambĂ©m conhecido como o Tribunal Internacional de Crimes de Guerra ou Tribunal Russell-Sartre. Tratava-se de um organismo pĂºblico criado pelo filĂ³sofo britĂ¢nico Bertrand Russell e apoiado por Jean-Paul Sartre, filĂ³sofo e dramaturgo francĂªs. O tribunal investigou crimes cometidos por soldados dos Estados Unidos no VietnĂ£.

Tribunal Permanente dos Povos

Sucedeu o Tribunal Russell e constiui-se em um tribunal internacional de opiniĂ£o independente das autoridades do Estado. A corte examina e fornece juĂ­zos de parentes por violações de direitos humanos e os direitos dos povos. Fundado em Bolonha (ItĂ¡lia), em 24 de junho de 1979, por especialistas em direito, escritores e outros intelectuais.

Memorial da Anistia
 
O acervo da FundaĂ§Ă£o Lelio e Lisli Basso sobre a ditadura militar no Brasil serĂ¡ digitalizado e farĂ¡ parte do centro de documentaĂ§Ă£o do Memorial da Anistia, que contarĂ¡ com documentos dos perseguidos polĂ­ticos anistiados pela Lei 10.599/02. O Memorial estĂ¡ em construĂ§Ă£o em Belo Horizonte (MG) pela ComissĂ£o de Anistia do MinistĂ©rio da Justiça, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), prefeitura de Belo Horizonte e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Memorial da Anistia, Ă³rgĂ£o integrante da estrutura da ComissĂ£o de Anistia, serĂ¡ instalado no antigo Coleginho (como era chamado o antigo ColĂ©gio de AplicaĂ§Ă£o da UFMG), na rua Carangola, 288, no bairro Santo AntĂ´nio, em Belo Horizonte. O Memorial serĂ¡ composto de um espaço de exposições permanente, instalado no antigo ColĂ©gio de AplicaĂ§Ă£o da UFMG e abrigarĂ¡ tambĂ©m um prĂ©dio de cinco andares – onde funcionarĂ¡ a sede administrativa da ComissĂ£o de Anistia visando preservar os documentos referentes ao perĂ­odo da ditadura militar (1964-1985) relacionados aos 10 anos do processo de reparaĂ§Ă£o aos cidadĂ£os que foram atingidos por atos de exceĂ§Ă£o entre 1946-1985 – e uma praça pĂºblica que homenagearĂ¡ os ex-perseguidos polĂ­ticos brasileiros.

Pesquisa revela que populaĂ§Ă£o carcerĂ¡ria no Brasil Ă© equivalente a seis MaracanĂ£s lotados


“O Brasil atrĂ¡s das grades” revela quem sĂ£o esses detentos e o que os levaram Ă  cadeia. Um dos dados mostra que apenas 9 crimes sĂ£o responsĂ¡veis por 94% dos aprisionamentos, entre eles o trĂ¡fico de drogas, com 125 mil presos, e furto, roubo e estelionato com 240 mil.
O nĂºmero de pessoas presas no Brasil Ă© equivalente a seis MaracanĂ£s lotados: 514.582 presos. Somente atrĂ¡s dos EUA (2,2 milhões), China (1,6 milhões) e RĂºssia (700 mil), o Brasil possui a 4ª maior populaĂ§Ă£o carcerĂ¡ria do mundo. O InfogrĂ¡fico “O Brasil atrĂ¡s das grades”, divulgado nessa semana pela equipe “Direito Direito”, revela quem sĂ£o esses detentos e os motivos que os levaram para a cadeia.
Um dos dados da pesquisa mostra que apenas nove crimes sĂ£o responsĂ¡veis por 94% dos aprisionamentos, entre eles o trĂ¡fico de drogas, com 125 mil presos, e os crimes patrimoniais – furto, roubo e estelionato - com 240 mil.
Nos Ăºltimos 20 anos, a populaĂ§Ă£o carcerĂ¡ria no Brasil cresceu 350% - a mais alta do mundo. O paĂ­s tambĂ©m foi o que mais criou vagas no sistema prisional nos Ăºltimos anos. Em 1990 havia 60 mil vagas e neste ano hĂ¡ 306 mil - um aumento de 410% e um dĂ©ficit de pouco mais de 208 mil vagas nas 1.312 unidades prisionais.  
Com esse cenĂ¡rio fica quase impossĂ­vel cumprir o Artigo 1º da Lei de ExecuĂ§Ă£o Penal (LEP), que atribui ao presĂ­dio a funĂ§Ă£o de “proporcionar condições harmĂ´nicas para a integraĂ§Ă£o social do condenado”, e tambĂ©m o Artigo 88, que assegura ao detento no mĂ­nimo seis metros quadrados de espaço na cela. PorĂ©m, na atualidade, na maioria das vezes ele tem sĂ³ de 70 centĂ­metros a um metro.
Outro levantamento feito pela pesquisa mostra que mais de 134 mil presos tĂªm de 18 a 24 anos. Os negros representam 275 mil, quase 60% do total, de acordo com o Departamento PenitenciĂ¡rio Nacional (Depen).  
O nĂºmero de peritos recomendado pelas Nações Unidas Ă© de um para cada 5 mil habitantes. Entretanto, segundo a AssociaĂ§Ă£o Brasileira de CriminalĂ­stica, no Brasil atuam 6,5 mil peritos, um dĂ©ficit de 31,5 mil. (BF)

O Brasil atrĂ¡s das grades - Direito Direto












































































Congresso em Foco: Conheça os melhores parlamentares de 2012


Veja o perfil dos deputados e senadores que foram selecionados para receber, na noite desta quinta-feira, o PrĂªmio Congresso em Foco. ClassificaĂ§Ă£o final sĂ³ serĂ¡ divulgada durante a premiaĂ§Ă£o.
Eles, desde jĂ¡, estĂ£o premiados. SĂ£o os 50 deputados e senadores que foram escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Parlamento como os melhores representantes da populaĂ§Ă£o em 2012. Durante o segundo semestre, eles disputaram a preferĂªncia do pĂºblico, na votaĂ§Ă£o pela internet que define a colocaĂ§Ă£o de cada um na lista. Independentemente dessa colocaĂ§Ă£o, porĂ©m, eles jĂ¡ podem ser considerados os parlamentares que fizeram a diferença este ano. E, assim, na noite de quinta-feira (8), no Unique Palace, em BrasĂ­lia, receberĂ£o oPrĂªmio Congresso em FocoCongresso em Foco apresenta agora o perfil dos deputados e senadores que fazem parte desse seleto grupo.
Outros nomes se juntarĂ£o a essa lista, por escolha do pĂºblico, em votaĂ§Ă£o na internet. O pĂºblico tambĂ©m decide a classificaĂ§Ă£o final dos premiados, definindo assim o prĂªmio que caberĂ¡ a cada um. HĂ¡ trofĂ©us para os primeiros colocados e certificados para os homenageados. O mistĂ©rio, porĂ©m, sĂ³ serĂ¡ desfeito na festa de premiaĂ§Ă£o, quando serĂ¡ divulgada a ordem final de classificaĂ§Ă£o e os nomes incluĂ­dos na votaĂ§Ă£o feita pela internet.
Confira os perfis dos:
Participaram da primeira fase de votaĂ§Ă£o 186 jornalistas que acompanham as atividades do Congresso. Os nomes dos indicados foram submetidos Ă  votaĂ§Ă£o na internet entre os dias 13 de agosto e 15 de outubro. Ao votar, o internauta podia incluir um nome Ă  lista, em cada uma das 11 categorias – alĂ©m de melhor deputado e senador, hĂ¡ outras nove categorias especiais. Em cada uma das categorias, o nome mais votado pela internet se somarĂ¡ Ă  relaĂ§Ă£o dos premiados.
Outra novidade desta ediĂ§Ă£o foi o veto Ă  indicaĂ§Ă£o de parlamentares que respondem a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo nos conselhos de Ă©tica da CĂ¢mara ou do Senado ou que sĂ£o alvos de denĂºncias de violaĂ§Ă£o aos direitos humanos.
O prĂªmio
Em sua sĂ©tima ediĂ§Ă£o, o PrĂªmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadĂ£o eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia Ă© fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas tambĂ©m para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.
O PrĂªmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocĂ­nio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da AssociaĂ§Ă£o dos NotĂ¡rios e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Delegados de PolĂ­cia Federal (ADPF), da AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais AgropecuĂ¡rios (Anffa Sindical).
TambĂ©m apoiam o projeto a FederaĂ§Ă£o Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Defensores PĂºblicos Federais (Anadef), a AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Especialistas em PolĂ­ticas PĂºblicas e GestĂ£o Governamental (Anesp), a AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Advogados da UniĂ£o (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a UniĂ£o dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agĂªncia de comunicaĂ§Ă£o Inpress Oficina.
A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da AgĂªncia Radioweb, da FĂ¡brica de Ideias e da ONG carioca A Voz do CidadĂ£o, que mantĂ©m programa de mesmo nome na Rede CBN de RĂ¡dio.

Em um discurso imperial, boçal e arrogante, o candidato Mitt Romney defende que os EUA" tem o direito" de ser o centro do mundo


"Deus nĂ£o criou este paĂ­s para que fosse uma naĂ§Ă£o de seguidores. Os Estados Unidos nĂ£o estĂ£o destinados a ser um dos vĂ¡rios poderes globais em equilĂ­brio".

"Nunca, jamais, pedirei perdĂ£o em nome dos Estados Unidos". 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles