sĂ¡bado, 6 de outubro de 2012

Novo flagrante: campanha do Fruet distribui panfleto apĂ³crifo caluniador contra Luciano Ducci


Cabos eleitorais de Gustavo Fruet (PDT/PT/PV) foram flagrados neste sĂ¡bado, 6, distribuindo panfletos, sem indicaĂ§Ă£o dos autores e de CNPJ de campanha, contra o prefeito Luciano Ducci. 
 
Os panfletos estavam sendo durante o jogo AtlĂ©tico-PR x AmĂ©rica-MG no EcoestĂ¡dio. Um torcedor do AtlĂ©tico e eleitor de Luciano Ducci gravou tudo e mandou tudo para a Justiça Eleitoral. 
 
A campanha de Fruet jĂ¡ estĂ¡ sendo investigada pela PolĂ­cia Federal por produzir panfletos com denĂºncias contra Ratinho Jr (PSC) e atribuir sua autoria Ă¡ campanha do prefeito. 
 


Ibope confirma segundo turno entre Ratinho e Luciano Ducci


A Ăºltima pesquisa do Ibope antes do primeiro turno da eleiĂ§Ă£o para prefeito de Curitiba, divulgada pela RPC TV neste sĂ¡bado (6), aponta para um segundo turno entre Ratinho Junior (PSC) e Luciano Ducci (PSB).
Ratinho aparece em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Ducci vem logo atrĂ¡s com 26%. Gustavo Fruet (PDT) figura com 19%, enquanto Rafael Greca (PMDB) obteve 9%.
Metodologia
Pesquisa atual: O Ibope ouviu 1.001 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 6 de outubro. A margem de erro Ă© de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa estĂ¡ registrada no Tribunal Regional Eleitoral do ParanĂ¡ sob o nĂºmero 654/2012.
Pesquisa anterior: O Ibope ouviu 805 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 29 de setembro e 1.º de outubro. A margem de erro Ă© de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa estĂ¡ registrada no Tribunal Regional Eleitoral do ParanĂ¡ sob o nĂºmero 462/2012.

Justiça determina busca e apreensĂ£o de DVDs piratas de Rafael Greca


A juĂ­za Adriana Ayres Ferreira, da 3ª Zona Eleitoral de Curitiba, determinou nesta sexta-feira, 5, a busca e apreensĂ£o de 60 mil DVDs produzidos pela campanha de Rafael Greca (PMDB) com ataques e ofensas ao prefeito Luciano Ducci (PSB). O conteĂºdo do DVD Ă© a Ă­ntegra do programa de Greca, proibido pela Justiça Eleitoral, que ocasionou a perda de dois minutos do programa eleitoral do peemedebista na Ăºltima quarta-feira, 3.
NĂ£o satisfeito e descumprindo a ordem da Justiça Eleitoral, Greca mandou gravar 60 mil DVDs para distribuir nos terminais e casas em Curitiba. A juĂ­za Adriana Ayres Ferreira, proibiu a distribuiĂ§Ă£o dos DVDs, sob pena de multa de R$ 5 mil por cada cĂ³pia, e ordenou a busca e apreensĂ£o nas principais praças da cidade e terminais de Ă´nibus, locais com grande fluxo de pessoas, possĂ­veis pontos de distribuiĂ§Ă£o do material. (Fabio Campana)

Joice comenta reta final da campanha em Curitiba

Eleições 2012: confira o que vocĂª precisa saber para votar no domingo


A dois dias da eleiĂ§Ă£o municipal, a Gazeta do Povo apresenta uma seleĂ§Ă£o das informações mais importantes sobre o pleito.
Onde pesquisar sobre os candidatos: no Candibook/Portal dos Candidatos. Leia a matĂ©ria com dicas sobre como escolher os candidatos.
Pode ou nĂ£o pode
NĂ£o foi sĂ³ a propaganda eleitoral gratuita na televisĂ£o e no rĂ¡dio que acabou ontem. Quinta-feira (4) tambĂ©m foi o Ăºltimo dia para propaganda em reuniões pĂºblicas ou comĂ­cios e para a realizaĂ§Ă£o de debates. Veja outros tipos de publicidade que nĂ£o podem ser feitos de hoje atĂ© a eleiĂ§Ă£o:
05/10 (sexta-feira):
É o Ăºltimo dia que o candidato pode veicular propaganda eleitoral paga em veĂ­culo impresso e na internet.
06/10 (sĂ¡bado):
No sĂ¡bado, os candidatos ainda podem promover carreatas e passeatas, distribuir material grĂ¡fico e carros de som podem divulgar jingles ou mensagens. Alto-falantes e amplificadores de som podem ser utilizados para propaganda eleitoral.
07/10 (domingo):
O eleitor pode manifestar sua preferĂªncia de maneira silenciosa, com broches e adesivos, mas nĂ£o pode haver aglomeraĂ§Ă£o de pessoas com roupas padronizadas e bandeiras. Os fiscais partidĂ¡rios tambĂ©m nĂ£o podem utilizar roupa padronizada e toda propaganda de partidos polĂ­ticos e candidatos Ă© vedada.

Melhor horĂ¡rio para votaĂ§Ă£o: TRE orienta o eleitor a votar pela manhĂ£. Leia matĂ©ria completa.

Documento obrigatĂ³rio: eleitor tem de levar um documento oficial com foto para votar(RG ou carteira de identidade funcional, carteira de trabalho, habilitaĂ§Ă£o (CNH), passaporte ou certificado de reservista). Titulo nĂ£o Ă© obrigatĂ³rio, mas auxilia o eleitor a encontrar o local de votaĂ§Ă£o. Leia matĂ©ria completa.

Ordem de votaĂ§Ă£o: primeiro para vereador (cinco dĂ­gitos do candidato ou dois dos partidos) e depois para prefeito. Leia matĂ©ria completa.

Justificativa: eleitor pode baixar formulĂ¡rio no site do TSE para adiantar o processo. Saiba como fazer a justificativa.

Urna eletrĂ´nica: confira o funcionamento da urna eletrĂ´nica.

Local de votaĂ§Ă£o: encontre seu local de votaĂ§Ă£o.

"Cola": TSE orienta eleitor a levar "cola" com os nĂºmeros dos candidatos.

Funções: saiba quais sĂ£o as atribuições do prefeito e do vereador.

EleiĂ§Ă£o dos vereadores: saiba como funciona o coeficiente eleitoral.

Tira-dĂºvidas: Consulte o Guia do Eleitor On-line da Gazeta do Povo para tirar dĂºvidas sobre as eleições, o dia da votaĂ§Ă£o, as funções dos candidatos, entre outras.

Confira o resultado das pesquisas eleitorais de cinco cidades do interior do ParanĂ¡


O Ibope divulgou nesta sexta-feira (5) pesquisas de intenĂ§Ă£o de votos para cinco cidades do ParanĂ¡. Confira como estĂ¡ a disputa em Cascavel, Umuarama, ParanavaĂ­, Guarapuava e Cianorte. (GP)

ApuraĂ§Ă£o dos votos deve acabar atĂ© as 22h de domingo, segundo TSE


O secretĂ¡rio-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Henrique PerpĂ©tuo, informou nesta sexta-feira (5) que o resultado da eleiĂ§Ă£o municipal deve ocorrer atĂ© as 22h deste domingo.
O inĂ­cio da votaĂ§Ă£o em todo o paĂ­s, exceto em BrasĂ­lia que nĂ£o hĂ¡ eleiĂ§Ă£o para prefeito, estĂ¡ marcado para ocorrer a partir das 8h. As urnas deverĂ£o ser fechadas Ă s 17h. A apuraĂ§Ă£o dos votos terĂ¡ inĂ­cio Ă s 19h, horĂ¡rio de BrasĂ­lia.
Segundo o secretĂ¡rio do TSE, uma hora depois 90% das urnas jĂ¡ deverĂ£o ter sido apuradas.
De acordo com levantamento do TSE, 6.454 recursos contra registro de candidatura foram apresentados ao tribunal.Ficha Limpa
Desse total, 2.830 se referem a questões relacionadas com a Lei da Ficha Limpa. AtĂ© a Ăºltima sessĂ£o da Corte, realizada nessa quinta-feira (4), foram julgados apenas 2.909, sendo que 678 referentes a recursos da Ficha Limpa.
Entre aqueles que tiveram o registro de candidatura negado ontem pelo tribunal, estĂ¡ o ex-governador de Alagoas e candidato Ă  prefeitura de MaceiĂ³, Ronaldo Lessa (PDT).
Segundo a advogada do candidato, Gabriela Rollemberg, ainda estĂ¡ em estudo a possibilidade de se recorrer da decisĂ£o ao STF (Supremo Tribunal Federal). "AtĂ© domingo devemos ter uma definiĂ§Ă£o", disse Rollemberg. (GP)

Estudantes de Londrina cobram atenĂ§Ă£o de candidatos

Centenas de estudantes realizaram uma passeata na manhĂ£ de ontem em Londrina. A manifestaĂ§Ă£o organizada pelo Movimento Estudantil Londrinense reivindicou mais investimento na Ă¡rea de educaĂ§Ă£o (infraestrutura das escolas, formaĂ§Ă£o dos professores e aumento de salĂ¡rios para os funcionĂ¡rios que trabalham na educaĂ§Ă£o). Eles solicitaram que os eleitores votassem em candidatos comprometidos com essa pauta de reivindicações. Os alunos criticaram a reduĂ§Ă£o da carga horĂ¡ria da aula de Filosofia, Sociologia e Artes no ensino secundĂ¡rio, repudiaram a prĂ¡tica da corrupĂ§Ă£o no meio polĂ­tico, e ressaltaram que trata-se de um movimento apartidĂ¡rio e que nĂ£o possui relaĂ§Ă£o com nenhum candidato. Trata-se do mesmo grupo que no dia 6 de setembro realizou uma outra manifestaĂ§Ă£o pela educaĂ§Ă£o. 

Os estudantes se reuniram no CalçadĂ£o Ă s 9 horas da manhĂ£ e partiram rumo ao Centro CĂ­vico. O aluno Nelson Manelli Junior, do primeiro ano do Ensino MĂ©dio do ColĂ©gio Nilo Peçanha, afirmou que os estudantes querem que o investimento em educaĂ§Ă£o atinja 10% do Produto Interno Bruto no Brasil. ''A educaĂ§Ă£o Ă© quem faz a base do PaĂ­s. HĂ¡ vinte anos os estudantes derrubaram o presidente Fernando Collor de Melo e agora queremos ter essa mesma força para que a educaĂ§Ă£o melhore'', afirmou. 

Segundo o estudante VinĂ­cius de Moraes, 16 anos, presidente do GrĂªmio do ColĂ©gio Marcelino Champagnat, os estudantes foram divididos em comissões de segurança, comunicaĂ§Ă£o, finanças e animaĂ§Ă£o, identificadas por faixas de diferentes cores colocadas nos braços. Os responsĂ¡veis pela segurança orientavam os estudantes, realizavam cordões de isolamento e impediam excessos. A comissĂ£o de animaĂ§Ă£o ficou responsĂ¡vel por puxar as palavras de ordem pelo sistema de som e a de comunicaĂ§Ă£o ficou responsĂ¡vel pelo atendimento Ă  imprensa. A comissĂ£o de finanças cuidou da locaĂ§Ă£o do carro de som e pela confecĂ§Ă£o de cartazes. Os recursos para isso foram obtidos pela comercializaĂ§Ă£o de Ă¡gua mineral para os prĂ³prios estudantes. 

''NĂ³s estamos cansados de polĂ­ticos que nĂ£o investem na educaĂ§Ă£o. Atualmente um professor da rede municipal brasileiro ganha apenas 10% do que ganha um professor de um PaĂ­s desenvolvido. Isso sĂ£o dados da OrganizaĂ§Ă£o Internacional do Trabalho (OIT)'', afirmou Tiago Louro, de 17 anos, aluno responsĂ¡vel pela organizaĂ§Ă£o dos alunos do ColĂ©gio AplicaĂ§Ă£o. 

Quem viu a manifestaĂ§Ă£o tambĂ©m se solidarizou com a causa. O enfermeiro aposentado Luiz Reis Garcia, 60 anos, afirmou que essa manifestaĂ§Ă£o nĂ£o seria necessĂ¡ria se a ConstituiĂ§Ă£o Federal fosse cumprida. ''Para mim Ă© uma humilhaĂ§Ă£o, nĂ£o para os estudantes, mas para os polĂ­ticos. Eles deveriam se envergonhar de ver os estudantes serem obrigados a fazer uma manifestĂ§Ă£o dessas por melhorias na educaĂ§Ă£o'', ressaltou. 

Para o vendedor Sidney Castro, de 59 anos, a passeata pode ser uma retomada do movimento estudantil. ''Na minha Ă©poca, eu estudei durante a ditadura, a gente nĂ£o podia fazer manifestações asim'', afirmou. ''Eles estĂ£o agindo corretamente'', declarou. 

Participaram estudantes dos colĂ©gios Vicente Rijo, Hugo Simas, Sesi, AplicaĂ§Ă£o, Marcelino Champagnat, Newton GuimarĂ£es, Benjamin Constant, Nilo Peçanha e Maria JosĂ© Aguilera. (Bonde)

Panfletagem e propaganda via celular na mira da Justiça Eleitoral

Colocar no mĂ­nimo um policial militar em cada local de votaĂ§Ă£o Ă© a estratĂ©gia da Justiça Eleitoral para reprimir a ''boca de urna'' no dia das eleições, jĂ¡ que termina hoje a propaganda de rua em todo o ParanĂ¡. Enquanto eles evitam crimes eleitorais no mundo real, os juĂ­zes designados para vigiar a propaganda eletrĂ´nica ficarĂ£o de olho no uso dado pelos polĂ­ticos ao telefone celular. ''Envio de mensagem SMS para os eleitores no dia da campanha Ă© boca de urna eletrĂ´nica'', alertou ontem a juĂ­za Renata Estorilho Baganha, de Curitiba, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do ParanĂ¡. 

TambĂ©m em Londrina existe a determinaĂ§Ă£o de nĂ£o ''afrouxar'' a fiscalizaĂ§Ă£o eletrĂ´nica sĂ³ por conta do fim do horĂ¡rio polĂ­tico eleitoral no rĂ¡dio e televisĂ£o. ''Se for constatado que mensagens de texto foram enviadas para o telefone celular de eleitores por iniciativa do candidato, ou de alguĂ©m ligado Ă  campanha, Ă© crime eleitoral. O domingo serĂ¡ o dia do eleitor, onde a Ăºnica manifestaĂ§Ă£o polĂ­tica permitida Ă© individual e silenciosa'', confirma o juiz eleitoral Luiz SĂ©rgio Swiech, encarregado da propaganda eletrĂ´nica em Londrina. 

A repressĂ£o aos crimes eleitorais começa neste sĂ¡bado em todo o ParanĂ¡, sendo progressivamente intensificada atĂ© as 7 horas do domingo, quando o efetivo mĂ¡ximo previsto pela PolĂ­cia Militar (PM) estarĂ¡ em atividade. Conforme a FOLHA noticiou, a corporaĂ§Ă£o colocou 20% a mais de policiais nas ruas para garantir a operaĂ§Ă£o. No total, serĂ£o 6,8 mil membros da corporaĂ§Ă£o cuidando dos 5.592 locais de votaĂ§Ă£o espalhados pelo ParanĂ¡, fora o policiamento normal. 

''Em Londrina, alĂ©m dos policiais nas seções eleitorais, teremos equipes volantes circulando pela cidade, fazendo o patrulhamento'', informa o capitĂ£o Jefferson Luiz Souza, do 5º BatalhĂ£o da PolĂ­cia Militar (5º BPM), responsĂ¡vel pela operaĂ§Ă£o na cidade. As pessoas que forem detidas fazendo propaganda irregular em Londrina serĂ£o levadas ao ginĂ¡sio de esportes Professor Darci Cortez, o MoringĂ£o. A puniĂ§Ă£o prevista em lei Ă© de seis meses a um ano de prisĂ£o, que podem ser pagos com serviços Ă  comunidade, e multa que varia de R$ 5 mil a R$ 15,9 mil. 

É considerado crime eleitoral, alĂ©m da boca de urna, abordar eleitores, promover reuniões pĂºblicas, carreatas, caminhadas ou utilizar carros de som. 

Na capital, a PolĂ­cia Federal estarĂ¡ de plantĂ£o para intervir nos casos mais graves, como a compra de votos. Nos municĂ­pios menores o papel de PolĂ­cia JudiciĂ¡ria serĂ¡ exercido pela PolĂ­cia Civil. ''Quem adesivou o carro nĂ£o precisa retirar, mas tambĂ©m nĂ£o pode estacionar na frente do local de votaĂ§Ă£o e deixar o automĂ³vel parado ali o dia inteiro'', adiantou a juĂ­za eleitoral Adriana Ayres, de Curitiba. 

Marcelo Wallbach Silva, da 1 Zona Eleitoral, e as juĂ­zas eleitorais Adriana Ayres e Renata Baganha repassaram Ă  imprensa que a apuraĂ§Ă£o da eleiĂ§Ă£o em Curitiba, no domingo, deve estar concluĂ­da logo depois das 18 horas, se nĂ£o houver surpresas com o sistema biomĂ©trico. ''A capital do ParanĂ¡ serĂ¡ a maior cidade do paĂ­s a utilizar o novo mĂ©todo, com reconhecimento das digitais, o que pode reduzir bastante o tempo mĂ©dio de votaĂ§Ă£o que hoje Ă© de um minuto'', informou Silva. (Bonde)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles