quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Franceses e britânicos comandaram as ações dos rebeldes na Líbia

Franceses e britânicos à paisana estão mobilizados há várias semanas na frente leste da Líbia ao lado dos rebeldes, constatou um correspondente da AFP.

Os oficiais estão presentes na refinaria de Zuwaitina, paralisada pelo conflito e transformada em centro de comando rebelde para a frente leste, 150 km ao sudoeste de Benghazi, sede do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião líbia.

A refinaria, que tem vários quilômetros quadrados no deserto líbio, é o quartel-general de Fawzi Bukatif, comandante rebelde para toda a frente.

Franceses e britânicos à paisana ou com roupas camufladas estão instalados em contêineres perto de uma das pistas de pouso da refinaria.

Eles dispõem de meios de comunicação, uma sala de rádio com as paredes cobertas de mapas militares e estão a poucos metros do centro de comando de Bukatif.

No fim de abril, Grã-Bretanha, França, Itália, Egito e Estados Unidos anunciaram o envio de assessores militares para ajudar o CNT.

Nas últimas semanas, a refinaria foi utilizada como centro de operações rebelde na batalha de Brega, cidade portuária, de onde os rebeldes expulsara as tropas leais a Muammar Kadafi em uma ofensiva respaldada pela Otan.

Prefeito de NY diz que moradores do litoral devem deixar casas ante da chegada do furacão Irene


Moradores de Nova York que vivem em regiões baixas e na costa devem começar a sair de casa na sexta-feira, antes da provável chegada do furacão Irene à cidade, disse o prefeito Michael Bloomberg nesta quinta-feira.

Se não cumprirem a orientação, os moradores desses locais correm o risco de ficar presos porque o gigantesco sistema de transporte público da cidade deve ser fechado no sábado em consequência do furacão, disse Bloomberg a repórteres. (Reuters)


Furacão Irene varre as Bahamas e ameaça nordeste dos EUA

O furacão Irene, o primeiro da temporada no Atlântico, deixou cinco mortos no Haiti, República Dominicana e Porto Rico, causou danos maiores nas Bahamas e se dirige rumo ao litoral leste dos Estados Unidos, atemorizando grandes cidades do país.

Enquanto avançava com ventos de 185 km/h, milhares de pessoas receberam ordens de evacuação obrigatória na Carolina do Norte (sudeste), onde a governadora decretou o estado de emergência, assim como fez seu colega em Nova York.

As autoridades alertaram estados como Virgínia, Nova York, Massachussets e Nova Jersey para que se preparem para a chegada do furacão, que deve atingir a costa dos Estados Unidos até sábado.

Irene arrancou tetos, derrubou postes elétricos e destruiu até 90% das casas em algumas ilhas do sudeste das Bahamas, castigadas desde a quarta-feira pelo furacão que avança muito lentamente, provocando mais danos, revelou a Agência Nacional de Gestão de Emergências (Nema).

Enquanto isso, as ilhas por onde o furacão passou no começo da semana começavam a contabilizar os danos e vítimas: pelo menos duas pessoas morreram no Haiti e duas outras na República Dominicana, onde foram registrados vários desaparecidos e 32.400 desabrigados.

Em Porto Rico, onde também morreu uma pessoa, as autoridades calcularam os danos deinfraestrutura em mais de 500 milhões de dólares.

Irene deixava as Bahamas nesta quinta-feira e se posicionava à frente, mas ainda distante, da costa central da Flórida e 930 km ao sul do litoral do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, movendo-se na direção noroeste a 22 km/h, segundo boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), divulgado às 18h00 de Brasília.

Este último relatório incluiu um alerta de furacão para a fronteira dos estados da Virgínia e da Carolina do Norte, bem como para Nova Jersey.

Antes de Irene chegar aos Estados Unidos, pode passar a ser um furacão da categoria quatro (a escala Saffir-Simpson tem cinco níveis), com ventos de até 217 km/h, advertiu o NHC. (AFP)

1 / 10



Lei da Anistia deve ser revogada, diz Anistia Internacional

O Brasil precisa revogar a Lei da Anistia, que impede que aqueles responsáveis por execuções e torturas cometidas durante o regime militar de 1964/1985 sejam investigados e punidos, disse a Anistia Internacional. A entidade, sediada em Londres, exortou a presidente Dilma Rousseff a revogar a lei, de 1979, que protege suspeitos de "torturas, execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados e estupros".

"Essa lei é um escândalo, e não fazer nada impede que se faça justiça. Ela deve ser declarada nula, e aqueles responsáveis por abusos dos direitos humanos devem ser levados à Justiça sem demora", disse a diretora da Anistia Internacional para as Américas, Susan Lee.

Ações judiciais contra a Lei da Anistia foram derrotadas em 2010 e a presidente Dilma já prometeu publicamente aos militares que ela é "intocável", apesar de críticas do Tribunal Europeu de Direitos Humanos e do Comitê de Direitos Humanos da ONU - que determinou que leis de anistia como essa são incompatíveis com a proteção dos direitos humanos. (AE)


Mais uma liderança campesina é assassinada no Pará

Foi morto na manhã desta quinta-feira, 25, mais um líder de ocupação no Pará. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como "Piauí", foi assassinado a tiros por dois pistoleiros que estavam em uma moto. A vítima trafegava de bicicleta pelo bairro de São Félix, em Marabá.

Valdemar era sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá e coordenou por vários anos um grupo de famílias que ocupava a fazenda Estrela da Manhã, no município de Marabá. Como a fazenda não foi desapropriada, ele voltou a morar na capital, onde ajudou a organizar uma ocupação urbana na Folha 06, bairro Nova Marabá, onde residia.

Há mais de um ano, ele passou a coordenar um grupo de famílias que ocupavam a Fazenda Califórnia, no município de Jacundá. No final do ano passado as famílias foram despejadas, mas Valdemar ameaçava uma reocupação do local. De acordo com informações obtidas pela CPT, a Fazenda Califórnia é envolvida com a atividade pecuária e de carvoaria. A CPT desconfia que pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação do imóvel.

Até o final da tarde desta quinta, a polícia não tinha qualquer informação sobre a autoria do crime. Após o assassinato dos extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, esse é o quarto trabalhador assassinado, somente no Pará, do mês de maio até agora. Há fortes indícios de que os crimes tenham sido motivados por disputa pela terra. Nenhum suspeito de envolvimento nos seis crimes foi preso até o momento. (AE)


Ducci vê injustiça na multa e manda revisar o Estatuto que rege os motoristas

Luciano Ducci Perfil Lotado

Determinei revisão no Estatuto que rege motoristas e cobradores e suspensão das multas a cobradores. Não podem multar alguém por sentir frio

Ducci suspende multas da Urbs a cobradores

O prefeito Luciano Ducci determinou à Urbs uma revisão no estatuto que rege a atividade de motoristas e cobradores de ônibus. Também determinou, de forma imediata, a suspensão de multas administrativas que deixam a todos indignados. “Não se pode multar alguém por sentir frio”, afirmou Ducci.

O prefeito já havia mostrado indignação ao saber que cobradores receberam multas por tentar se proteger do frio em estações-tubo. “Fiquei indignado com essa história do cobertor. Deveria haver mais coerência por parte dos fiscais que atuam no transporte coletivo. Não vejo nenhum problema na pessoa trabalhar, com geada, com uma cobertinha na perna”, defendeu Ducci.

Após discutir o assunto com o presidente da Urbs, Marcos Isfer, o prefeito determinou as medidas. “Confio na competência e na sensibilidade da equipe da Urbs para resolver o mais breve esta situação”, afirmou Luciano Ducci. (Blog da Joice)

Luciano Ducci determinou revisão no Estatuto que rege os motorista de ônibus

  • Determinei revisão no Estatuto que rege motoristas e cobradores e suspensão das multas a cobradores.Não podem multar alguém por sentir frio.

    Ducci suspende multas da Urbs a cobradores

    O prefeito Luciano Ducci determinou à Urbs uma revisão no estatuto que rege a atividade de motoristas e cobradores de ônibus. Também determinou, de forma imediata, a suspensão de multas administrativas que deixam a todos indignados. “Não se pode multar alguém por sentir frio”, afirmou Ducci.

    O prefeito já havia mostrado indignação ao saber que cobradores receberam multas por tentar se proteger do frio em estações-tubo. “Fiquei indignado com essa história do cobertor. Deveria haver mais coerência por parte dos fiscais que atuam no transporte coletivo. Não vejo nenhum problema na pessoa trabalhar, com geada, com uma cobertinha na perna”, defendeu Ducci.

    Após discutir o assunto com o presidente da Urbs, Marcos Isfer, o prefeito determinou as medidas. “Confio na competência e na sensibilidade da equipe da Urbs para resolver o mais breve esta situação”, afirmou Luciano Ducci. (Joice)

Britânica torna-se pessoa mais jovem na Europa a usar mão biônica

Doenças tropicais negligenciadas afetam ‘silenciosamente’ 1 bilhão de pessoas, diz OMS

Doença de Chagas

Doenças tropicais geralmente negligenciadas, como o mal de Chagas, a lepra, a dengue e a leishmaniose, ainda afetam cerca de 1 bilhão de pessoas em 149 países do mundo, mas de forma “silenciosa”, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O Brasil é apontado no relatório como tendo incidência da maioria das 17 doenças tropicais listadas, que podem causar problemas como cegueira, úlceras e cicatrizes, dor severa, deformidades e danos em órgãos internos e no desenvolvimento físico e mental do paciente.

O relatório afirma, no entanto, que o controle desses males, mais comuns em áreas rurais e em favelas urbanas, é “viável”.

Recomendações

A OMS pede a continuação da ajuda de empresas farmacêuticas no controle das doenças, recomenda que os sistemas públicos de saúde fiquem atentos a mudanças nos padrões das doenças por conta de fatores climáticos e ambientais e sugere a coordenação entre agentes de saúde pública e agentes veterinários – para controlar a incidência de raiva, por exemplo.

O órgão lista “sucessos” no controle de males, como a erradicação da doença conhecida como “verme da Guiné”, não por conta de vacinas, “mas por educação em saúde e por mudanças comportamentais”.

“Essas doenças debilitantes, às vezes horríveis, são muitas vezes aceitas como parte da vida das pessoas pobres”, diz Margareth Chan, diretora-geral da OMS. “Mas estratégias podem quebrar o ciclo da infecção, da deficiência e da perda de oportunidades que mantém as pessoas na pobreza.”

Brasil e América Latina

O Brasil apresenta incidência de males tropicais como dengue, mal de Chagas, raiva, conjuntivite granulosa, leishmaniose, cisticercose, esquistossomose, tênia, hidática policística e “cegueira dos rios".

O relatório diz que o Brasil vivenciou um aumento nos casos de leishmaniose desde 1999. A doença, antes mais comum nas zonas rurais, “agora também aparece em áreas urbanas”, por conta da migração de pessoas do campo às periferias das cidades.

“No Brasil, os cães são o hospedeiro do parasita” da leishmaniose, que provoca, entre outros problemas, febre, fraqueza e anemia.

No caso da dengue, a OMS afirma que a doença ressurgiu na América Latina porque as medidas de controle não foram mantidas após a campanha para erradicar o Aedes aegypti, seu principal vetor, durante os anos 1960 e 70. “Grandes surtos acontecem atualmente a cada três ou cinco anos”, afirma o relatório. (BBC)

Cientistas australianos testam com sucesso método de impedir transmissão de dengue

Cientistas australianos dizem ter testado com sucesso uma maneira eficiente e barata de impedir a transmissão do vírus da dengue, que mata mais de 12 mil e afeta mais de 50 milhões de pessoas por ano ao redor do mundo.

A pesquisa publicada na revista científicaNature revelou que, após uma série de testes em laboratório, foi descoberto que a bactériaWolbachia - que ataca apenas insetos - consegue bloquear a capacidade dos mosquitos aedes Aegypti de transmitir a dengue.

Os cientistas soltaram, então, 300 mil mosquitos adultos infectados com a bactéria em duas áreas relativamente remotas da Austrália ao longo de um período de cerca de dez semanas.

Pouco mais de um mês depois, quase todos os Aedes aegypti selvagens testados haviam sido infectados com a bactéria, ficando, portanto, incapazes de espalhar a doença.

Novos testes

O professor Scott O'Neill, da Universidade de Monash, um dos autores do estudo, diz estar otimista sobre o método.

"Este é o primeiro caso em que populações de insetos selvagens foram transformadas para reduzir sua habilidade de agir como vetores de doenças humanas", escreveram os cientistas.

Eles disseram que um elemento fundamental para o sucesso do teste foi convencer a população local de que soltar mais mosquitos na região era uma boa ideia.

Agora, os pesquisadores planejam fazer testes mais amplos nos próximos dois a três anos em países onde a dengue é endêmica, como Tailândia, Vietnã, Indonésia e Brasil.

Se os testes também forem bem-sucedidos, o método poderá começar a ser implementado como mecanismo de controle da doença em seguida, de acordo com O'Neill. (BBC)

Líbia mergulha do melhor IDH da África para o caos: Queda de Khadafi é insuficiente para normalizar a Líbia, diz Patriota

A queda do líder líbio, coronel Muamar Khadafi, é insuficiente para normalizar a situação no país árabe, disse nesta quinta-feira, em Buenos Aires, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

"Será necessário que o futuro governo, um governo de transição, se preocupe em reconstruir a união nacional e em apaziguar a situação interna", disse Patriota, na embaixada do Brasil na capital argentina.

O Brasil não reconheceu o Conselho Nacional de Transição líbio (CNT), formado por rebeldes, como governo interino da Líbia, como fez boa parte da comunidade internacional, incluindo países europeus, árabes e os Estados Unidos.

Segundo Patriota, a percepção do Brasil a respeito dos acontecimentos na Líbia é a mesma dos outros países do grupo dos Bric (integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que também não deram respaldo ao CNT.

No entanto, o chanceler brasileiro disse que os Brics reconhecem o Conselho como um "interlocutor valido". Há dois dias, em Brasília, Patriota disse que o CNT não tinha representatividade nacional.

Nesta quinta-feira, o líder do CNT, Mustafa Abdel Jalil, disse que os países que apoiam o Conselho terão facilidades no processo de reconstrução da Líbia.

"Prometemos favorecer os países que têm nos ajudado, especialmente no desenvolvimento da Líbia. Nós vamos negociar com eles de acordo com o nível de apoio que eles nos deram", disse.

Empresas brasileiras como a Odebrecht, Andrade Gutierrez e Petrobrás tem grandes investimentos na Líbia.

Em entrevista à BBC Brasil, o embaixador brasileiro no Egito, Cesario Melantonio Neto, disse ter recebido dos rebeldes garantias de que os contratos serão respeitados, após reunião com o CNT em Benghazi.

Unasul

Patriota fez as declarações sobre a Líbia após encontro com os chanceleres da Unasul, na capital argentina.

Segundo ele, "Brasil e Colômbia, que atualmente estão sentados no Conselho de Segurança da ONU, queriam compartilhar informações (sobre a Líbia com os outros países da Unasul)", disse.

O chanceler tentou minimizar as diferentes perspectivas sobre a situação na Líbia entre os países da América do Sul. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já manifestou apoio a Khadafi.

De acordo com o ministro, há consenso no bloco de que o próximo governo líbio deve organizar eleições populares.

O ministro disse que não existe qualquer discussão sobre uma possível concessão de asilo do Brasil a Khadafi, como chegou a ser especulado. Ele também negou que o líbio tenha feito o pedido ao governo brasileiro. "Este assunto não está em consideração", afirmou.

O Conselho Nacional de Transição disse que precisa de US$ 5 bilhões para evitar uma crise humanitária no país.

Membros do CNT estão negociando a liberação de investimentos do regime líbio em contas no exterior. Estados Unidos, Suíça, França e Itália já prometeram descongelar ativos da Líbia.

O líder do CNT, Mahmoud Jibril, disse na Itália que o Conselho precisa de ajuda urgente.

"Nosso povo não tem recebido salário por meses. Estamos dizendo a nossos amigos que o maior elemento desestabilizador seria o fracasso do CNT, caso não consigamos oferecer os serviços necessários e pagar o salário (dos servidores)", disse Jibril.

Ele falou ao lado do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, um dia após encontrar o presidente francês, Nicolas Sarkozy. (BBC)

O Chile em pé de guerra






Batalha em Trípoli tem primeiros sinais de massacre

Enquanto a caçada ao coronel Muamar Khadafi prossegue, dois dias após a tomada de seu quartel-general pelas forças rebeldes da Líbia, jornalistas da BBC testemunharam os primeiros sinais de massacres nos confrontos ocorridos na capital, Trípoli.

Os correspondentes verificaram nesta quinta-feira sinais de chacina nos dois lados envolvidos no conflito.

Apenas em um hospital no distrito de Mitiga, em Trípoli, o repórter Rupert Wingfield-Hayes contou 17 corpos, todos de militantes rebeldes.

Segundo os médicos, os rebeldes haviam sido feito prisioneiros pelas forças de Khadafi em uma escola. Os corpos apresentam marcas de tortura e de muitos disparos. Há relatos de pelo menos uma execução sumária.

"Metade dos 17 corpos tinha marcas de tiro na nuca. Muitos estão desfigurados, com ferimentos nas pernas e nos braços que não têm explicação", disse um médico, que não se identificou.

Em um discurso transmitido nesta quinta-feira por uma TV favorável a Khadafi, o líder líbio convocou tribos aliadas para "liberar Trípoli" e para capturar e matar "os ratos (inimigos), rua por rua, casa por casa".

Khadafi pediu ainda aos aliados que levassem suas "mulheres e crianças para purificar Trípoli".

O paradeiro do líder líbio ainda é incerto. Nesta quinta-feira, porém, correm rumores não confirmados de que Khadafi estaria encurralado em um dos prédios de seu quartel-general, ocupado pelas forças rebeldes na terça-feira.

CliqueLeia mais na BBC Brasil: Khadafi promete 'destruir' rebeldes e pede resistência contra 'intervenção'

Sinais de execução

O chefe do escritório da BBC no Oriente Médio, Paul Danahar, relata ter visto corpos de dois soldados leais a Khadafi também com sinais de execução.

Os dois militares foram mortos com as mãos amarradas junto às costas.

Um porta-voz da Cruz Vermelha disse à BBC que os dois lados mantêm centenas de prisioneiros. Robin Waudo pediu às partes envolvidas que respeitem os direitos de prisioneiros de guerra, dispostos em convenções internacionais.

A Anistia Internacional também denunciou execuções sumárias de prisioneiros nos dois lados do conflito.

Dois dias após a tomada do quartel-general de Khadafi, há vários bolsões de resistência do regime em Trípoli. Tiros ainda são disparados com frequência no complexo governamental e residencial de Bab al-Aziziya.

Os rebeldes agora estão vasculhando a rede de túneis do complexo, em busca de Khadafi e de seus familiares.

Também há troca de tiros no distrito de Abu Salim, a menos de 2 km do Corinthia Hotel, onde a maior parte dos jornalistas estrangeiros estão hospedados.

Sirte

Após assumir o controle da maior parte da capital da Líbia, Trípoli, forças rebeldes começaram a se dirigir nesta quinta-feira rumo à cidade natal de Khadafi, Sirte.

Houve combates violentos na estrada a caminho da cidade, com artilharia e ataques com foguetes.

Combatentes pró-Khadafi ainda controlam Sirte, a cerca de 450 km ao leste de Trípoli, e Sabha, a 650 km ao sul, no deserto.

Os dois militares foram mortos com as mãos amarradas junto às costas.

Um porta-voz da Cruz Vermelha disse à BBC que os dois lados mantêm centenas de prisioneiros. Robin Waudo pediu às partes envolvidas que respeitem os direitos de prisioneiros de guerra, dispostos em convenções internacionais.

A Anistia Internacional também denunciou execuções sumárias de prisioneiros nos dois lados do conflito.

Dois dias após a tomada do quartel-general de Khadafi, há vários bolsões de resistência do regime em Trípoli. Tiros ainda são disparados com frequência no complexo governamental e residencial de Bab al-Aziziya.

Os rebeldes agora estão vasculhando a rede de túneis do complexo, em busca de Khadafi e de seus familiares.

Também há troca de tiros no distrito de Abu Salim, a menos de 2 km do Corinthia Hotel, onde a maior parte dos jornalistas estrangeiros estão hospedados.

Sirte

Após assumir o controle da maior parte da capital da Líbia, Trípoli, forças rebeldes começaram a se dirigir nesta quinta-feira rumo à cidade natal de Khadafi, Sirte.

Houve combates violentos na estrada a caminho da cidade, com artilharia e ataques com foguetes.

Combatentes pró-Khadafi ainda controlam Sirte, a cerca de 450 km ao leste de Trípoli, e Sabha, a 650 km ao sul, no deserto.

Ajuda urgente

O Conselho Nacional de Transição (CNT), já reconhecido como governo legítimo da Líbia por grande parte da comunidade internacional (no entanto, não pelo Brasil), disse que precisa de US$ 5 bilhões para evitar uma crise humanitária no país.

Membros do Conselho estão negociando a liberação de investimentos do regime líbio em contas no exterior. Estados Unidos, Suíça, França e Itália já prometeram descongelar ativos da Líbia.

O líder do CNT, Mahmoud Jibril, disse na Itália que o Conselho precisa de ajuda urgente.

"Nosso povo não tem recebido salário por meses. Estamos dizendo a nossos amigos que o maior elemento desestabilizador seria o fracasso do CNT, caso não consigamos oferecer os serviços necessários e pagar o salário (dos servidores)", disse Jibril.

Ele falou ao lado do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, um dia após encontrar o presidente francês, Nicolas Sarkozy. (BBC)


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles