quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Beto Richa reuniu mais de 11.000 pessoas no evento pró José Serra ocorrido no Madalosso


Hoje no restaurante Madalosso se somando ao Beto, ao o senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, ao Roberto Freire, presidente nacional do PPS, e aos deputados Hauly, Rubens Bueno, Cesar Silvestre, Rossoni, etc. estiveram presentes centenas de outras autoridades (prefeitos, vereadores, etc.) como parte de um conjunto de mais de 11.000 pessoas presentes no evento de apoio a candidatura Serra no segundo turno das eleições. Lá estiveram tantos correligionários serristas, que superlotando o espaço tornaram o ar irrespirável, pois o espaço só comporta com conforto aproximadamente 4.000 pessoas. Grande parte dos que lá compareceram estiveram tiveram de acompanhar os discursos do lado de fora. Lá estiveram representados por seus políticos todos os municípios do Paraná.

Além dos que estiveram junto com a candidatura Beto ao governo e Serra a presidência no primeiro turno também lá estavam uma grande quantidade de políticos oriundos do interior, mas que no primeiro turno apoiaram o Osmar e a Dilma e que neste segundo turno, aceitando o convite do novo governador, hoje apóiam Serra.

Em seu discurso para a aguerrida multidão presente o Beto agradeceu os votos recebidos e pediu um novo esforço:

“Para o trabalho ficar completo, é preciso eleger José Serra presidente. No Paraná já temos o dobro da vantagem sobre a adversária que obtivemos no primeiro turno e agora vamos avançar muito mais e chegar a diferença de 1,5 milhão de votos."


Na saída do evento o Beto para andar 50 metros demorou mais de uma hora, tal o volume de pessoas que com carinho queriam o cumprimentar e tirar uma foto ao seu lado.

Faleceu a mãe de Rasca Rodrigues, deputado estadual eleito pelo PV e ex-secretário estadual do Meio Ambiente




Faleceu ontem, 14 de Outubro de 2010, no Hospital Evangélico de Londrina, a senhora Elizete da Silva Rodrigues, mãe de Rasca Rodrigues, ex- secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e atual deputado estadual eleito.

Dona Elizete tinha 74 anos e há mais de 20 morava em Londrina onde lutava contra um câncer. Ela deixa viúvo o senhor Rubens Rodrigues,o filho Rasca Rodrigues, duas filhas, genros, netos e uma bisneta.

O velório está sendo realizado na Igreja Metodista do Jardim Califórnia, Rua Pedro Abelardo, 130. O sepultamento será hoje, sexta feira, dia 15, às 15 horas, no Cemitério Padre Anchieta, localizado no Jardim Ideal.

José Novaes Faraco, secretário municipal da Secretaria do Meio Ambiente de Londrina, fica "chupeta" e quer dividir o Paraná ao meio

A triste situação dos trabalhadores na construção civil


Aspectos como acidentes (e subnotificações), intensificação, terceirização e informalidade ainda ameaçam a segurança e a dignidade plena dos trabalhadores da construção civil.

Com base na observação de 58 mil situações de riscos em cinco grandes obras espalhadas pelo país, uma consultoria privada identificou 12,3 mil (22%) situações de desvios dos padrões recomendados quanto ao risco de quedas de pessoas e materiais, especialmente para trabalhos em altura.

Dados disponibilizados pelo Ministério da Previdência Social (MPS) fornecem um quadro mais amplo. Por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível notar que os acidentes de trabalho na construção civil cresceram 69,3%entre 2006 e 2008.

O número de óbitos aumentou 25% no mesmo período e os acidentes que causaram incapacidade permanente subiram 37%. Impressiona ainda mais o salto de acidentes que causaram afastamento de empregados por mais de 15 dias de 2006 a 2008: 122%.

Riscos e problemas
Para o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom), Luiz Queiroz, a preferência dos jovens por outros setores é um indício relevante.

"Um jovem hoje prefere ir para outros setores e não para construção civil, pois os riscos da profissão não têm uma compensação financeira", coloca. "É muito menos desgastante trabalhar com telemarketing e o salário é o mesmo".

Na avaliação de Luiz, a precarização está ligada à expansão acelerada do setor. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon), João Rodrigues, destaca outro fator relacionado ao problema: a intensificação do trabalho no canteiro de obras.

"Falta mão de obra qualificada, aumenta-se, então, a carga horária e/ou a exigência por prazos. Desse jeito, o cansaço facilita a ocorrência de acidentes".

"O ritmo muito intenso traz novos problemas para a saúde do trabalhador como LER [Lesão por Esforço Repetitivo], Dort [Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho] e hérnia. Alguns chegam a trabalhar de segunda a segunda. Isso aumenta o risco", adiciona Luiz, da Conticom, condeferação ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A expansão da setor expõe outro aspecto negativo: a falta de treinamento. A Norma Regulamentar (NR) 18, que rege as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, obriga as empresas a fornecer treinamento. Na prática, contudo, as instruções muitas vezes não são dadas adequadamente.

BOMBA!!!! Amanhã explode o escândalo das diárias frias na Secretária da Educação







O secretário especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado, Antonio Comparsi de Mello, convocou a imprensa para uma entrevista que será concedida amanhã às 9h30. Ele vai divulgar o resultado da auditoria feita pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado sobre as denúncias de irregularidades na utilização de diárias pela Superintendência de Desenvolvimento de Educação-Sude (a antiga Fundepar), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, em 2007 e 2008, período em que o Maurício Requião era o secretário. Nomes não serão divulgados, mas o que foi levantado confirma o que foi denunciado. O relatório será enviado à Secretaria da Educação, que já investiga o caso, e também ao Ministério Público Estadual.

Pobre Dilma: Reunião do Comitê pró Dilma da Região Metropolitana de Curitiba é dividida e tumultuada


Em reunião tumultuada, onde o Requião não sabia se priorizava a discussão sobre a campanha da Dilma na Metropolitana de Curitiba ou o ataque ao Pessuti, e por isto foi menos aplaudido que o Samek, que muito esperto ao cumprir o seu dever de casa só falou na unidade, o que tendo o Requião ao lado do Pessuti e do Paulo Bernardo fica uma tarefa impossível de se concretizar, se definiu a "desestratégia" da campanha da Dilma no segundo turno.

Nesta reunião com militantes e lideranças políticas na noite passada de quarta-feira (dia 13), o senador eleito Roberto Requião (PMDB) "democraticamente" impôs a criação de “comitês móveis” de campanha e disse que os coordenadores teriam de ser voluntários. Este pobre discurso não foi do agrado da rapaziada, que estava mal acostumada com os mimos recebidos no primeiro turno. Pelo jeito as candidaturas ao senado, que em momento algum priorizaram o Osmar e a Dilma, estouraram os recursos de campanha já no primeiro turno. Para o segundo só restou o voluntariado, o que está mais difícil de conseguir do que encontrar uma agulha no palheiro. já que com a derrota do Osmar e a queda da Dilma nas pesquisas não entusiasmam a ninguém a exercer o ato da "militância", pois a perspectiva de conseguir gordos salários em cargos de comissão ficam cada vez mais impossível.

Segundo o Requião, que em sua campanha teve tudo do melhor, os comitês pró-Dilma terão estrutura simples: uma barraca com cadeira e material de campanha, mas muita disposição dos militantes, o que está quase que impossível de conseguir. Ele disse:

“Serão comitês gerenciados por militantes com experiência em campanha e que envolverão aqueles querem a continuidade das mudanças que o Brasil conquistou com o Lula. Eu, os deputados eleitos e outras lideranças percorrermos esses comitês, visitando as localidades e pedindo votos nelas”.

Baixando o espírito da Carta de Puebla o Requião ainda alertou que está em jogo a manutenção do projeto de defesa do interesse público, que claro implica em ele conquistar na cada vez mais distante possibilidade de eleição da mesma os empregos para os seus irmãos e demais apaniguados. Ele também abordou a questão da construção de um modelo de governar que não privilegia o interesse dos grandes grupos econômicos, sobretudo do mercado financeiro, no que ele devia estar se referindo ao governo Lula e seus aliados Sarney e Collor, como ao Paraná Banco, que é do sogro do se sobrinho preferido. Este graciosamente foi quem cedeu o espaço para o seu nada pobre Comitê na Bento Viana, que fica em uma elegante região da capital e bem longe de onde "el pueblo" caminha.

Requião convoca reunião para denunciar Pessuti




Por Ivan Santos no Jornal do Estado

O ex-governador e senador eleito, Roberto Requião convocou para hoje à noite, em Curitiba, uma reunião da cúpula estadual do PMDB. Deputados do partido comentam que o clima entre Requião e o governador Orlando Pessuti é o pior possível. E prevêem que vai piorar ainda mais, com os dois trocando acusações cada vez mais pesadas, na disputa pelo comando da legenda. Segundo parlamentares próximos ao ex-governador, Requião prepara uma carta pública com a exposição dos motivos pelo qual decidiu romper relações com o sucessor.

Jackson Lago diz que coligação está unida para ajudar eleger Serra


Por John Cutrim

O ex-governador Jackson Lago, (PDT), comandou nesta segunda-feira, (11), uma grande reunião com dezenas de lideranças do PDT, PSDB, PPS e de outros partidos, no comitê de campanha do bairro Olho d’Água.

Segundo Jackson Lago o objetivo da reunião foi mostrar ao Maranhão que seu grupo está unido e que a eleição de José Serra à presidência da república tem um significado muito importante para o estado. “O Brasil está dando uma oportunidade ao Maranhão de ajudar a eleger um presidente da república comprometido com o desenvolvimento e anti-Sarney. O desafio continua e mais uma vez estamos unidos.”, enfatizou.

Jackson Lago assinalou que o PDT nacional apóia Dilma Rousseff (PT), mas, decidiu que a melhor opção para o Maranhão é Serra. Lembrou que o exercício da política é uma condição permanente do cidadão e que enquanto os maranhenses não tiverem melhores condições de vida, nenhum dos que ali estavam, tinham o direito de cruzar os braços.

Para o prefeito de São Luis, João Castelo, Serra vai ajudar muito o Maranhão. “Quando ele esteve aqui, disse que iria cuidar pessoalmente de dois estados: Maranhão e Alagoas. É mais uma chance para nosso estado”, lembrou Castelo dizendo ser possível aumentar a votação do presidenciável no segundo turno.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira disse que lutar pela eleição de Serra é lutar pelo Maranhão. “Sinto muito, mais se Dilma se eleger o Maranhão deixará de ser fazenda e passará a ser curral”, afirmou Madeira em tom bem humorado, lembrando que as pesquisas internas já apontam possível vitória de Serra.

O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo lamentou as condições adversas em que Jackson concorreu a eleição para o governo do Estado. “Como que combinado, o TSE deixou para julgar seu processo algumas horas antes do pleito e com a indecisão de sua candidatura, muita gente tinha dúvidas se seu voto ia valer ou não”, destacou. Deoclides criticou também a falta de fiscalização durante a eleição do primeiro turno. Segundo ele, é muito curioso que municípios que ficam do outro lado do estado totalizem sua votação em tempo real e que os votos de São José de Ribamar, que fica dentro da Ilha só cheguem ao TRE quase quatro horas depois.

O candidato a deputado federal, Simplício Araújo, do PPS, contou que técnicos que trabalharam na eleição comentaram que mais de 19 mil votos teriam sido fraudados depois do encerramento do horário de votação.

O Presidente do PSDB no Maranhão, deputado federal Roberto Rocha, informou que o material da campanha de Serra estará chegando nesta quarta-feira, 13, e será distribuído para todo Estado. Roberto Rocha disse que o Maranhão precisa fazer uma homenagem a geração de Jackson Lago, pela contribuição dada por ele ao processo político do Estado. “Não se conhece em nenhum parte do mundo democrático uma concentração de poder tão brutal quanto no Maranhão e é preciso decisão política para lutar contra isso”, destacou Roberto Rocha acrescentando não ter dúvidas de que a eleição de Serra irá recuperar as esperanças do povo maranhense.

O ex-candidato ao Senado, Edson Vidigal, que se encontra em São Paulo tratando de questões políticas para eleição de Serra no Maranhão, foi representado na reunião pela esposa Eurídice Vidigal. Outras lideranças como a presidente da Câmara Municipal de Balsas, Deusilene Sousa e vereadores de Caxias, Santa Inês e de outros municípios também participaram do encontro.

Por sugestão do presidente municipal do PDT em São Luis, Moacir Feitora, o partido se reunirá nesta quinta-feira, às 18:00h, em sua sede, para programar a mobilização em todo estado em prol da campanha de Serra.

IBGE: Preço dos planos de saúde registra alta de 6,72% em um ano



Em um ano, o preço dos planos de saúde aumentaram em média 6,72%, como mostram os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última semana.

Em setembro, na comparação com o mês anterior, os preços registraram aumento de 0,56%. E no acumulado do ano os planos de saúde já estão 5,01% mais caros.

Curitibanos sentiram aumento maior e os moradores de Porto Alegre o menor

De acordo com o índice, dentre as capitais analisadas pelo IBGE, Curitiba é a que registrou o maior aumento nos preços dos planos. Os curitibanos pagaram 7,04% mais caro em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2009. E a menor ocorreu em Porto Alegre, alta de 4,88%.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles