O governador Beto Richa indicou o atual diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Amauri Escudero Martins, para ser o Secretário do Escritório de Representação do Paraná em Brasília. O convite foi aceito e Escudero assume a função já nos próximos dias.
Richa afirmou que a indicação de Escudero faz parte da reestruturação da representação paranaense, já com nova configuração legal aprovada pela Assembleia Legislativa. “O Paraná deverá ocupar seu espaço em Brasília e a representação terá um papel fundamental para estreitarmos nosso bom relacionamento com o governo federal, deputados e senadores, e com as demais instâncias de poder”, disse o governador.
“É uma honra poder representar o governo do Paraná. Estou convicto de que podemos alavancar vários projetos que o Estado já possui em parceria com a União, bem como auxiliar a bancada parlamentar em Brasília”, afirmou Amauri Escudero.
“Trabalhei vários anos em Brasília e sou testemunha da qualificação e respeito que os paranaenses desfrutam, atuando tanto no Executivo como no Legislativo, incluindo os magistrados das altas cortes” – diz o novo secretário.
Escudero disse que a primeira tarefa é apresentar-se ao Coordenador da Bancada Federal, deputado Osmar Serraglio, para traçar as estratégias de atuação conjunta neste segundo semestre. “Prioritariamente no governo federal acompanharei a tramitação dos empréstimos com bancos BIRD e Mundial e em seguida as autorizações no Senado”, disse ele.
O secretário da Fazenda e deputado federal Luiz Carlos Hauly destacou que o Paraná inaugura uma nova etapa nas relações com Brasília. “O Amauri conhece todas as nossas demandas e saberá como conduzir com competência a representação paranaense na capital federal”, afirmou.
Para Hauly, algumas demandas devem ser priorizadas. Ele citou como exemplo a liberação de empréstimos internacionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o aumento da participação do Paraná no Fundo de Participação dos Estados (FPE), que deverá ser aprovado até dezembro. “A recuperação de perdas com a Lei Kandir é outro assunto que deverá ser encaminhado pelo novo secretário”, disse.
CURRÍCULO – Amauri Escudero é natural de Londrina e tem 49 anos. Casado e pai de dois filhos, é formado em Biologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ex-líder estudantil da UEL na época da luta contra a ditadura. Já atuou no em diversos órgãos públicos do Estado e municipais. Foi chefe de gabinete parlamentar no legislativo estadual e federal. Na Câmara dos Deputados, exerceu a assessoria da Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Desde janeiro de 2011 era diretor geral da Secretaria de Estado da Fazenda e exerceu em diversas oportunidades a função de Secretário em exercício.
0 comentários :
Postar um comentário