segunda-feira, 30 de abril de 2012

Enquanto o governo federal fica empacado os estados criam comissões da Verdade


Enquanto Brasília ainda patina na instalação da Comissão Nacional da Verdade (CNV), vários estados já avançam na criação de suas comissões da verdade. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás, projetos de criação de uma comissão local já tramitam nas Assembleias Legislativas. Em São Paulo, uma já foi aprovada e instalada em março.
No caso paulista, a comissão foi criada no âmbito do próprio Legislativo estadual. Segundo o presidente da comissão, o deputado estadual Adriano Diogo (PT), ao manter a comissão na esfera do Legislativo, os deputados evitaram um possível veto do governo estadual. Desse modo, ao contrário da Comissão da Verdade Nacional, a paulista está restrita aos parlamentares. O grupo é composto por cinco deputados estaduais e tem como objetivo colaborar com a CNV.
Os trabalhos de coleta de depoimentos na comissão paulista já começaram. No início de abril, por exemplo, foi realizada uma sessão sobre a Guerrilha do Araguaia que, apesar de ter acontecido no estado de Tocantins (na época, ainda parte de Goiás), contou com participantes paulistas.
Além disso, foram iniciadas investigações sobre duas valas comuns na capital do estado, que teriam servido como cemitério coletivo para corpos de vítimas da ditadura. Estima-se que pelo menos 200 pessoas morreram assassinadas pela ditadura no estado de São Paulo.
Para o deputado Adriano Diogo, o fato de São Paulo ter sido o epicentro da repressão durante a ditadura facilitou a instalação da comissão. “Aqui tivemos uma concentração muito grande de gente reprimida, encarcerada, desaparecida. A sede da repressão estava aqui, era daqui que eles se organizavam”, comenta o deputado, que participou de um grupo de resistência contra a ditadura.
Pernambuco
O próximo estado a criar uma comissão da verdade deverá ser Pernambuco. O projeto de criação da comissão foi enviado no fim de março pelo governador Eduardo Campos (PSB) para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Pela proposta enviada por Campos, o grupo funcionará nos moldes do nacional, com a indicação de integrantes partindo do Executivo. O governador de Pernam­buco é neto do ex-governador Miguel Arraes (morto em 2005), que passou 14 anos exilado na Argélia por causa da ditadura.
Além de comissões estaduais, alguns municípios estudam instalar comissões próprias, independentes das estaduais. Caso da Câmara Municipal de São Paulo, que aprovou projeto de criação de uma comissão da verdade municipal neste mês. Natal (RN) também deve ter uma iniciativa similar. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles