quinta-feira, 14 de abril de 2011

Imposto de renda: Receita já processou 36% das declarações

A Receita Federal já processou 93% das 8,5 milhões declarações recebidas até o momento, o que representa 36% da base estimada de declarações para este exercício. De acordo com os dados processados até o dia 9,62% das declarações enviadas terão imposto a restituir, 12% têm imposto a pagar e 26% estão sem saldo de imposto.

Segundo o assistente técnico da Delegacia da Receita Federal em Curitiba, Luiz Omar Setúbal Gabardo, o número de declarações com restituição tende a diminuir até o fim do prazo de entrega, fechando na média histórica de 50%. “Isso ocorre por um fator comportamental. Geralmente o contribuinte com imposto a restituir é quem entrega a declaração primeiro, já pensando em antecipar a liberação”, explica.

Segundo ele, o número de contribuintes sem saldo de imposto – ou seja, sem direito a restituição e sem imposto a pagar – historicamente representa 35% da base de declarações. “Esse é o ‘Santo Graal’ do Imposto de Renda, já que o grosso do imposto foi pago durante o ano. A declaração de ajuste é, como o próprio nome diz, um ajuste entre a quantia de imposto pago e o quanto o contribuinte deveria realmente pagar”, diz Gabardo. (GP)


A 15 dias do final da entrega do IR, nem metade enviou a declaração

Assim como nos anos anteriores, o contribuinte vai mesmo deixar para a última hora a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2011. A Receita Federal recebeu até esta quarta-feira (13) 8,66 milhões de declarações do IR 2011, ou seja, nem metade do número esperado de 24 milhões.

O prazo de entrega do documento começou em 1º de março e termina dia 29 deste mês. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Quem deixar o envio para a última pode enfrentar dificuldades. A própria Receita alerta para o risco, já que o número de acessos aumenta nos últimos dias e congestiona o sistema.

Neste ano, o formulário de papel deixou de existir e as declarações só podem ser preenchidas por meio de programa próprio disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Após o preenchimento, o contribuinte deve enviar os dados utilizando outro programa, o Receitanet, disponível no mesmo endereço eletrônico.

Para os que têm dificuldades no envio do documento, por causa da conexão lenta, por exemplo, a sugestão é entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

A entrega em disquetes deve obedecer ao horário de funcionamento das agências bancárias em cada município. (R7)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles