O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou nesta semana a resolução 0061/2011,que cria o Comitê Setorial de Enfrentamento de Desastres para coordenar as ações emergenciais de saúde quando houver algum tipo de catástrofe, seja natural ou provocada. A criação deste comitê foi motivada pela tragédia que atingiu o Litoral paranaense no início do mês.
“O Estado tem a responsabilidade de oferecer medidas de intervenção imediatas para o enfrentamento das situações de desastres e de calamidade pública que afetam a saúde da população”, explicou o secretário.
O coordenador será o diretor de políticas de Urgências e Emergências da Secretaria, Vinicius Filipak. Também integram o comitê as superintendências de Infraestrutura, Vigilância em Saúde e Gestão de Sistemas de Saúde, os departamentos de Vigilância Sanitária, Ambiental e de Agravos Estratégicos, o centro de Saúde do Trabalhador, o gabinete do secretário e a assessoria de Comunicação Social.
Filipak ficará encarregado de acionar as áreas envolvidas no caso de um desastre. “Vamos trabalhar integrados com a coordenação estadual de Defesa Civil. Além disso, como numa situação de catástrofe as decisões precisam ser tomadas imediatamente, vamos manter uma lista atualizada com os contatos de profissionais do nível central, das regionais de Saúde, dos hospitais e de instituições externas, autoridades, instituições públicas e privadas de interesse”, enfatiza o coordenador.
Na primeira reunião serão definidos os papéis de cada integrante na ação do comitê, além da criação de uma sala de situação. “Também vamos investir na criação de um kit catástrofe para ser utilizado em caso de emergência, com materiais e insumos. Não sabemos o que vem pela frente, por isso precisamos estar preparados para tudo”, diz Filipak.
O comitê manterá sistema de plantão 24 horas e no caso de um desastre poderá ser acionado pelos números (41) 9155-9790 e 9117-3500 (CIEVS).
quarta-feira, 30 de março de 2011
Secretaria da Saúde cria comitê para enfrentamento de catástrofes
quarta-feira, março 30, 2011
Molina com muita prosa & muitos versos
0 comentários :
Postar um comentário