domingo, 2 de janeiro de 2011

Oposição vai governar estados onde vivem 52% dos brasileiros


Gazeta do Povo

Além do tucano Beto Richa (PSDB) no Paraná, outros 26 governadores eleitos em outubro tomaram posse neste sábado. Junto com o paranaense, mais sete novos governadores são filiados ao PSDB. A oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) conta ainda com dois governadores do DEM. Embora tenham ficado com o governo de 10 das 27 unidades da federação, os oposicionistas administrarão estados onde está concentrada 52% da população brasileira. No entanto, os oito governadores tucanos, em recente reunião realizada em Maceió (AL), já decidiram que não vão fazer papel de oposição. Deixarão essa tarefa exclusivamente para os parlamentares do Congresso Nacional.

Apesar de não reforçarem a posição dos partidos no embate com o governo, a eleição nos estados ajudou os oposicionistas a se manterem vivos no cenário nacional. O PSDB, por exemplo, acabou sendo a legenda com maior número de governadores eleitos no país. Além disso, ficou com os dois maiores colégios eleitorais do Brasil – São Paulo e Minas Gerais – e ganhou em outros estados importantes, como o Paraná. A derrota mais sentida foi a do Rio Grande do Sul, onde Yeda Crusius perdeu a reeleição para o petista Tarso Genro.

O DEM, que na eleição passada havia conseguido eleger apenas José Roberto Arruda, do Distrito Federal, estava sem nenhum governador, já que o escândalo do mensalão brasiliense levou o democrata a renunciar ao mandato. Agora, o DEM conseguiu os governos do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles