sábado, 3 de setembro de 2011

Pesquisador da UnB descobre 54 potenciais reservas de ouro no Pará


O pesquisador da Universidade de Brasília Ezequiel Costa identificou 54 reservas potenciais de ouro perto da cidade de Rio Maria, no sudeste do Pará. Em 20 deles, segundo a instituição, a presença do metal já foi comprovada.

A exploração deve ser feita por uma empresa que tem concessão de uso da área desde 2007 e financiou parcialmente o estudo.

De acordo com a UnB, a mineradora tinha em 2007 imagens geradas por meio do método aerogeofísica de alta resolução, que mapeia um terreno por meio de sensores localizados em asas de aviões. Costa trabalhava na empresa e teria sido convidado a analisar e interpretar os registros.

Os 54 pontos foram encontrados em uma área de 2,5 mil quilômetros quadrados. Segundo a universidade, o trabalho que Costa realizou como pesquisa de mestrado trouxe informações geológicas importantes sobre o potencial aurífero da região. O mapeamento teria indicado não somente a presença de ouro, mas também de outros metais e minerais importantes.

A universidade disse a área próxima a das potenciais reservas descobertas já tem uma mina em exploração, chamada Mamão. Além disso, existe outra mina extinta, conhecida como Lagoa Seca. (G1)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles