Marcelo Vellinho/ParanáOnline
Pelo terceiro mês consecutivo, aumentou o número de assassinatos em Curitiba e região. Em novembro, 158 pessoas foram mortas, 7,5% a mais que outubro. Um dos fatores que contribuíram para esse índice foi o aumento da criminalidade em Almirante Tamandaré, que dobrou com relação à média do ano, e no Cajuru, onde gangues se digladiaram e tornaram o bairro o mais violento.
Novembro ainda se caracterizou pela chegada do forte calor, que também "colabora" com o crescimento da violência, e com a quantidade acima do normal de crimes envolvendo familiares. Mesmo assim, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de mortes em quase 5,5%.
Desde o início do ano, 795 foram assassinadas em Curitiba, média de 72 por mês. Na região metropolitana, foram 80 crimes fatais. Almirante Tamandaré foi o destaque negativo, com 15 vítimas, média de uma a cada dois dias.
O número de assassinatos foi apurado a partir de acompanhamento diário dos crimes - na maior parte das vezes com reportagem no local - e levantamento feito nas delegacias responsáveis pela instauração dos inquéritos policiais.
O relatório divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML) também foi utilizado como base de informação, porém, a pesquisa descartou as vítimas de acidentes de trânsito, e apurou e eliminou os suicídios e as mortes não delituosas.
Também foram retirados os casos em que não haviam sido apuradas as causas da morte, exceto os que apresentavam indícios de violência. Foram computados todos homicídios, latrocínios, confrontos com a polícia e as lesões corporais seguidas de morte.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Curitiba: Violência aumenta pelo terceiro mês seguido
sábado, dezembro 04, 2010
Molina com muita prosa & muitos versos
0 comentários :
Postar um comentário