terça-feira, 10 de julho de 2012

Dilma sanciona sem vetos lei que endurece crime de lavagem de dinheiro


A presidente Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, a lei que endurece os crimes de lavagem de dinheiro. A proposta, aprovada no Senado no começo de junho, permite enquadrar como lavagem qualquer recurso com origem oculta ou ilĂ­cita. A nova lei deve ser publicada na ediĂ§Ă£o desta terça-feira do DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o, de acordo com informações do Twitter do PalĂ¡cio do Planalto.
A legislaĂ§Ă£o em vigor atĂ© o momento, de 1998, permitia apenas que recursos com origem no trĂ¡fico de armas e drogas, crimes contra a administraĂ§Ă£o pĂºblica ou terrorismo fossem enquadrados como lavagem de dinheiro.
A nova lei mantĂ©m os prazos de 3 a 10 anos de reclusĂ£o para as penas, mas o valor das multas aplicadas a condenados foi elevado. O teto mĂ¡ximo agora serĂ¡ de R$ 20 milhões e nĂ£o mais de apenas R$ 200 mil como previa a lei de 1998. A chamada "delaĂ§Ă£o premiada", jĂ¡ prevista na legislaĂ§Ă£o, poderĂ¡ agora ser feita "a qualquer tempo", ou seja, mesmo depois da condenaĂ§Ă£o, aqueles que quiserem colaborar com as investigações poderĂ£o se beneficiar do instrumento. (AE)

0 comentĂ¡rios :

Postar um comentĂ¡rio

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles