Regional Tatuquara terá Rua da Cidadania, terminal de ônibus, unidade de saúde, ...
A vida dos moradores dos bairros Tatuquara, Caximba e Campo do Santana vai passar por uma grande transformação. Neste sábado (12) o prefeito Luciano Ducci lançou um pacote de obras para a região no valor de R$ 43 milhões. Entre as obras, foi assinado o edital de licitação para a construção da Rua da Cidadania Tatuquara, de 3,6 mil metros quadrados, que será a 10.ª regional da cidade. Ao todo, cerca de 100 mil moradores serão beneficiados com a obra.
"Essa região do Tatuquara vai passar por uma grande transformação. São grandes investimentos que irão mudar a realidade dos moradores que vivem aqui nessa área", explicou Luciano Ducci na assinatura do edital de licitação durante a feira de serviços que foi realizada no terreno que abrigará a Rua da Cidadania.
O prefeito também assinou a ordem de serviço para o início das obras do Clube da Gente Tatuquara, no Moradias Laguna. O espaço vai contar com piscinas semi-olímpicas e de hidroginástica para a população fazer atividades esportivas e culturais de graça. Além da Rua da Cidadania, o Tatuquara receberá um terminal de ônibus e um Centro Municipal de Urgências Médicas 24 horas. Luciano Ducci assinou ainda os editais de licitação para pavimentação de mais 75 ruas do Moradias Rio Bonito e do Conjunto Habitalar.
O compromisso da construção da Rua da Cidadania Tatuquara foi assumido pela Prefeitura durante uma audiência pública com a população. A Rua da Cidadania terá um prédio de 3.548 metros quadrados no espaço situado entre as ruas presidente João Goulart, Jornalista Emílio Zola Florenzano e Engenheiro João Kloss.
Uma grande praça central vai integrar a administração regional, o terminal de ônibus e o Centro Municipal de Urgências Médicas. O senhor Domingos Pedrão, de 76 anos, foi acompanhar de perto o anúncio das obras. Ele mora no Tatuquara há 10 anos e tem acompanhado a evolução do bairro.
"Agora com a Rua da Cidadania vai melhorar muito para nós moradores. Vamos poder fazer todos os serviços da Prefeitura aqui perto de casa", disse Domingos. Outra moradora que comemorou o anúncio das obras foi Ana Nita. "O terminal de ônibus e a unidade de saúde vão facilitar bastante a nossa vida. O bairro vai ganhar mais infraestrutura", disse a moradora.
Asfalto - Luciano Ducci também anunciou a revitalização da rua Enette Dubard, uma importante via de ligação no Tatuquara. O trecho da rua, entre a Rua Desembargador Ernani de Abreu e a Rua Doutor Cesar Pernetta, receberá asfalto e calçadas novas numa extensão de 1.200 metros.
O prefeito adiantou ainda que todas as ruas do conjunto habitacional Moradias Rio Bonito serão asfaltadas. "Essas obras vão trazer mais saúde para nós. Quando chovia fazia barro e com o tempo seco tinha muito pó. Vai melhorar muito a nossa vida", afirmou Reginaldo Santos, de 38 anos, morador do Rio Bonito. Os conjuntos Habitalar 3 e 10 também vão receber asfalto novo, galerias de águas pluviais e sinalização.
Eixo de Integração - Na manhã deste sábado, a Prefeitura também inaugurou de forma oficial o Eixo de Integração, que liga o Tatuquara a rua João Bettega, no CIC. O eixo conta com três trincheiras e foi a segunda maior obra viária de Curitiba, atrás apenas da Linha Verde. Secretários municipais, administradores regionais, lideranças comunitárias e os vereadores Professor Galdino e Juliano Borghetti também participaram da assinatura para as obras no Tatuquara.
Crescimento - O novo conjunto de obras leva infraestrutura e serviços a uma das regiões que apresentou maior índice de crescimento populacional nos últimos anos. Nos últimos dez anos, os bairros do Tatuquara, Caximba e Campo de Santana ganharam juntos 35.810 moradores.
Na década, o percentual de crescimento na área da nova administração foi de 77,6% que corresponde a 5,91% ao ano. Uma taxa muito maior do que toda Curitiba, que cresceu no 10,37% nos mesmos dez anos.
E a população da região vai crescer ainda mais nos próximos anos. Nove empreendimentos habitacionais estão em obras no Tatuquara e Campo de Santana, com entrega prevista para 2012 e 2013, o que representa um acréscimo de 1.950 novas moradias. Portanto, nos próximos dois anos, cerca de oito mil pessoas passarão a morar nos bairros da nova Regional.
As unidades dos nove conjuntos residenciais serão destinadas a inscritos na fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e também para reassentamento de famílias que vivem em situação de risco social em ocupações irregulares. As obras de habitação na região representam investimento de R$ 129 milhões, recursos do programa Minha Casa Minha Vida e do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).
0 comentários :
Postar um comentário