segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A limitada Comissão da Verdade

A princípio o poder da Comissão Nacional da Verdade é muito limitado. Começando pelo relator imposto pela direita do Congresso sob o comando do Sarney (PMDB), passando por não ter poder de punição e ser impedido a participação nela de quem tem vinculo partidário ou foi vítima direta do arbítrio ditatorial (presos, torturados, fichados, etc.), mas é melhor do que nada.


Tanto o DEM, o Sarney (PMDB), como o Collor (PTB) e o resto da direitalha parte do alto clero do Congresso, eram contra a sua instalação, e isto já refletiu na formatação.

A sociedade exige e ansiosamente espera que a Dilma nomeie pessoas com alto nível de compromisso com os direitos humanos para completar o quadro de membros da Comissão. Este relator indicado pelo Sarney vai ter de estar sujeito a forte pressão social, tanto interna no Congresso, como externa pela mobilização da sociedade organizada.

Nós que fazemos parte da luta pelos direitos humanos vamos acompanhar passo os andamentos desta Comissão, para que ela, apesar das limitações, cumpra o melhor papel possível.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles