quinta-feira, 7 de julho de 2011

Filme "Corações Sujos", primeiro teaser oficial

Assista aqui ao primeiro teaser oficial de Corações Sujos. O filme vai abrir o festival de Paulínia, dia 7 de julho, e tem lançamento nacional marcado para o final de outubro!

Sobre o filme:

Depois de "Gaijin - os caminhos da liberdade" e "Gaijin - ama-me como sou", ambos de Tizuka Yamazaki, Corações Sujos será o filme brasileiro mais japonês de que se tem notícia. Mais do que isso, o filme de Vicente Amorim tem uma ligação muito forte também com a produção americana mais japonesa de que se tem notícia... E que de quebra é um dos filmes mais celebrados da história recente de Hollywood. Trata-se de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima), a superprodução dirigida por Clint Eastwood em 2006 que concorreu ao Oscar de melhor filme e venceu o Globo de Ouro de 2007. A experiência da produção americana filmada em território nipônico e falada inteiramente em japonês foi inspiradora em vários aspectos para o projeto de produção de Corações Sujos.

A coincidência com o protagonista - Tsuyoshi Ihara, que vive Takahashi em Corações Sujos, foi um dos protagonistas de Cartas de Iwo Jima (veja nas fotos acima o ator em ação em ambos os filmes) - é só a parte mais evidente das semelhanças. Mas há outras. No filme brasileiro, a adaptação dos diálogos para o japonês ficou a cargo de Yuki Ishimaru, experiente tradutora para o cinema americano que também realizou este trabalho em Cartas de Iwo Jima. O produtor de elenco responsável pelo casting dos atores do filme de Vicente Amorim também é o mesmo que Clint Eastwood usou em Cartas de Iwo Jima: o simpático Yutaka Tachibana, que no caso de Corações Sujos passou dois meses na ponte aérea entre Tóquio, Nova York e São Paulo até achar e testar os atores principais escalados para o filme. Mesmo os mais famosos - além de Tsuyoshi, Eiji Okuda e Shun Sugata - aceitaram fazer testes de elenco para que o diretor Vicente Amorim tivessse certeza de que se adequariam ao papel. E foi a experiência de Tachibana em Cartas de Iwo Jima que o fez sugerir Ihara para o papel de Takahashi.

A história:

Corações Sujos conta a história da Shindo Renmei, ou “Liga do Caminho dos Súditos”, uma seita nacionalista japonesa que nasceu em São Paulo logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e aterrorizou a colônia de japoneses no Brasil. Seus seguidores acreditavam que a notícia da rendição nipônica não passava de um golpe de propaganda dos aliados para acabar com o orgulho dos japoneses e não aceitavam o fato de que o Japão havia sido derrotado. Com isso, em poucos meses, os mais de 200 mil imigrantes que viviam no Estado de São Paulo estavam divididos entre os kachigumi, os “vitoristas” da Shindo Renmei, apoiados por 80% da comunidade japonesa no Brasil, e os makegumi, ou “derrotistas”, apelidados de “corações sujos” pelos militantes da seita.

Organização militarista e seguidora cega das tradições de seu país, a Shindo Renmei declarou guerra aos “corações sujos” pela acusação de traição à pátria pelo crime de acreditar na verdade – ou seja, que o Japão havia se rendido – e passaram a perseguir e assassinar os “derrotistas”. Em pouco mais de um ano, entre 1946 e 1947, os matadores da Shindo Renmei percorreram o Estado de São Paulo realizando atentados que levaram à morte 23 imigrantes e deixaram cerca de 150 feridos.




0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles