quinta-feira, 23 de junho de 2011

Médicos residentes do HC programam paralisação para o dia 29

Os médicos residentes do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)confirmaram uma paralisação para o próximo dia 29. De acordo com a Associação dos Residentes Médicos do HC (Amerehc), a mobilização será nacional. Os residentes reclamam a Medida Provisória (MP) que garantiu o reajuste do valor da bolsa no ano passado perdeu a validade no dia 1º de junho de 2011. Eles exigem a manutenção do valor da bolsa.

Em 31 de dezembro do ano passado entrou em vigor a MP nº 521 elevou o valor da bolsa de R$ 1.916,45 para R$ 2.338,06 para cerca de 23 mil residentes em todo o país. Para o Amerehc, o prazo de votação da MP no Senado expirou em junho sem ser votada “devido a um conflito entre oposição e governo”.

A situação gerou novas mobilizações da categoria em todo o país. Com isso, haverá uma paralisação no dia 29 que pode gerar uma greve caso o governo não tome providências. A residente Lilian Odeli ressaltou que os residentes só querem a manutenção do direito adquirido em 2010. Lilian ainda destacou que a intenção não é prejudicar o atendimento ou realizar a greve, mas é fundamental uma resposta positiva por parte do Governo Federal.

O HC afirmou que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a paralisação.

Greve

Nesta quarta-feira, o pronto-atendimento do HC continuou fechado por conta da greve dosservidores técnico-administrativos. A situação permanece inalterada desde a última sexta-feira (17).

De acordo com a assessoria do hospital, havia 53 funcionários em greve no período da manhã e 14 durante a tarde. Os novos pacientes que seriam atendidos no HC estão sendo encaminhados para outros hospitais. O atendimento para os que já estão internados no HC e casos de urgência não foi afetado. As cirurgias eletivas – procedimentos que não têm caráter de urgência – estão sendo canceladas e remarcadas para as próximas semanas. Os pacientes estão sendo comunicados por telefone. Segundo o HC, as consultas no ambulatório não foram afetadas. (GP)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles