sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dilma critica falta de investimento pelos governos anteriores em moradias populares

A presidente Dilma Rousseff, ao criticar os governos anteriores por não investirem em moradias populares, no que concordo, disse que "a aplicação de recursos no setor não é uma dádiva, mas uma obrigação do Estado brasileiro".

Discordo dela quando está afirma"Nós mudamos essa compreensão", ressaltando que "no passado o governo não se preocupava em financiar as habitações para pessoas de renda mais baixa", pois não adianta só o discurso.

Nos governos Lula, do qual ela foi uma das principais figuras de destaque, logo no início do primeiro governo foi dito que iriam ser construídas um milhão de moradias, o que não foi cumprido.

Eleito novamente Lula mais uma vez prometeu o mesmo, mas no final do segundo governo, depois do PAC-1 ter empacado e estas mesma casas serem prometidas novamente no PAC-2 menos 50% da herdada do primeiro programa tinha sido realizado.

Espero, e o Brasil necessita, que ela possa cumprir em seu governo o que tem afirmado, a construção pelo Minha Casa Minha Vida de dois milhões de novas habitações.

Do um milhão de casas prometidas pelo Lula na campanha de 2002 para serem construídas em quatro anos depois de oito anos de governo o Lula havia entregado somente 207 mil moradias. O total das que foram contratadas pelos seus dois governos foi só 761 mil, o que mesmo que todas estas tivessem sido entregues, o que ficou longe de ocorrer, não atingiria a meta dos primeiros quatro anos que era de um milhão, mas que em oito ficou longe de acontecer. O atual déficit habitacional no Brasil passa da casa dos cinco milhões de moradias populares.

O primeiro Programa Minha Casa Minha Vida previa a construção de 400 mil moradias para a população com renda de até 3 salários mínimos, somadas a mais 400 mil para a faixa de mais de três até seis salários e 200 mil para a faixa que vai de mais de seis até dez salários, mas só menos de 1/4 destas moradias foram entregues até o fina de 2010.

Os dois governos Lula embora tenham feito um pouco mais do que os anteriores não atingiu as suas metas e ficou muito longe de atender a atual demanda, reprimida há décadas, por moradias populares.

De tanto esperar muitas vezes acabamos por perder as esperanças, mas como estamos em um novo governo vamos dar um novo crédito para que a Dilma possa mostrar para o que veio.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles