Os dados são referentes à Meta 3 do movimento, que estabeleceu que 70% ou mais do corpo discente deve ter aprendizado adequado à série até 2022, e definiu metas intermediárias para alcançar esse objetivo. Baixe aqui a íntegra do De Olho nas Metas 2011 No 5º ano do Ensino Fundamental, 21,7% dos municípios não atingiram as metas para matemática, e 52,0% ficaram aquém em língua portuguesa. Já no 9º ano do Fundamental, 56,1% dos municípios não alcançaram as metas em matemática, e 16,0% não as atingiram em língua portuguesa. Para verificar a situação de sua cidade, basta baixar a planilha e procurar pelo nome dela. Baixe aqui a planilha com a situação dos municípios A tabela abaixo resume a informação dos municípios: Ano Disciplina Atingiram a Meta de 2009 Não atingiram a Meta de 2009 Não foi possível verificar o cumprimento da Meta Total de municípios 5º ano do Ensino Fundamental Matemática 4.181 1.204 172 5.557 Língua portuguesa 2.498 2.887 172 5.557 9º ano do Ensino Fundamental Matemática 2.323 3.117 117 5.557 Língua portuguesa 4.552 888 117 5.557 * Não foi possível verificar o cumprimento da Meta por falta do indicador em 2009 ou por falta do indicador em 2005 e em 2007 (anos em que as metas foram fixadas). Capitais do Brasil Municípios que cumpriram as metas por estado Percentual de municípios que atingiram a Meta 3 - 2009 Estado 5º EF - Língua portuguesa 5º EF - Matemática 9º EF - Língua portuguesa 9º EF - Matemática Acre 50,0 86,4 100,0 59,1 Alagoas 16,7 49,0 79,4 35,3 Amapá 31,3 81,3 81,3 18,8 Amazonas 62,9 90,3 93,5 61,3 Bahia 24,5 59,2 77,2 35,5 Ceará 60,9 79,9 95,1 58,2 Espírito Santo 50,0 88,5 94,9 35,9 Goiás 48,8 80,5 80,1 33,3 Maranhão 22,1 44,7 75,1 31,3 Mato Grosso 61,0 79,4 83,7 45,4 Mato Grosso do Sul 57,7 91,0 85,9 34,6 Minas Gerais 77,1 92,0 90,4 58,0 Pará 31,5 71,3 79,7 37,8 Paraíba 43,0 65,5 78,0 42,6 Paraná 48,9 84,5 87,0 27,1 Pernambuco 22,2 65,4 90,8 51,9 Piauí 39,9 62,8 68,6 30,9 Rio de Janeiro 21,7 76,1 75,0 30,4 Rio Grande do Norte 44,3 63,5 75,4 40,1 Rio Grande do Sul 40,1 66,7 72,4 40,1 Rondônia 36,5 82,7 82,7 34,6 Roraima 46,7 73,3 53,3 53,3 Santa Catarina 38,6 70,0 82,9 41,0 São Paulo 41,4 89,5 81,7 40,2 Sergipe 25,3 53,3 84,0 41,3 Tocantins 24,5 66,2 72,7 46,8
Todas as capitais atingiram a Meta 3 de 2009 para o 5º ano do Ensino Fundamental em matemática e para o 9º ano do Ensino Fundamental em língua portuguesa. Entretanto, a maior parte delas não cumpriu as metas, no 5º em português e no 9º ano em matemática. Confira a tabela abaixo:
Outro destaque apontado é que todos os municípios do Acre (ao todo são 22) cumpriram as metas de língua portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental. Já no 5º ano, o estado mais bem colocado em termos de municípios que cumpriram as metas foi Minas Gerais (ao todo, participaram da avaliação 853 municípios). Confira os dados na tabela abaixo:
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
O Todos Pela Educação divulgou nesta terça-feira (7) a situação do aprendizado dos estudantes por município
terça-feira, fevereiro 07, 2012
Molina com muita prosa & muitos versos
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