"Manifesto por uma candidatura própria do PT em Curitiba
Somos dirigentes das zonais do Partido dos Trabalhadores, militantes dos movimentos sociais e sindical, ativistas de diversas áreas, reunidos em um ato público, no dia 18 de julho, para a defesa de uma candidatura própria do PT à Prefeitura de Curitiba, e subscrevemos o manifesto abaixo.
O PT sempre lançou candidatos nas eleições municipais da capital do Paraná. Não vemos nenhum motivo consistente para deixar de fazê-lo em 2012.
Tanto do ponto de vista ideológico e programático quanto também do aspecto pragmático, uma candidatura própria petista nas eleições para prefeito é imprescindível para, entre outros fatores: 1) mobilizar a nossa militância em torno da construção de um projeto de governo alternativo para a cidade; 2) dar nitidez política a esse projeto, que se opõe frontalmente ao do grupo que há décadas governa Curitiba; e 3) dar transparência à administração, com participação popular e valorização do serviço público, para resolver problemas como os do transporte público, da saúde e da educação, entre outros.
Não será repetindo os mesmos erros de 2010, quando deixamos de construir uma candidatura ao governo do Paraná, que iremos vencer em Curitiba. Nem tampouco buscando atalhos à direita, por meio de alianças de descaracterizam o nosso partido.
O PT tem um papel do qual não pode abrir mão em Curitiba: o papel de oposição ao grupo político-econômico herdeiro de Jaime Lerner, que artificialmente inventou um mito de cidade modelo.
Vale registrar que, desta vez, sequer existe a alegação de que precisamos construir algum tipo de palanque eleitoral nacional, já que as eleições municipais não estão vinculadas com nenhum outro pleito. Ao contrário, a candidatura própria do PT na Capital impulsionará as campanhas nos demais municípios do estado, em especial na Região Metropolitana.
Uma candidatura própria irá fortalecer o PT e nos dará a condição de ampliar a bancada de vereadores.
Lembremos que no último mês de fevereiro o seminário de planejamento do PT de Curitiba apontou a candidatura própria e que cabe à direção municipal abrir o processo de debate sobre a tática eleitoral do partido. Defendemos que a reunião do diretório municipal sobre tática eleitoral aconteça, no máximo, em agosto. Postergar mais essa discussão seria forçar, como em 2010, irmos a reboque de outra candidatura.
Após duas gestões do ex-presidente Lula e a vitória da PresidentaDilma em 2010, o PT de Curitiba, mais do que nunca, reúne totais condições para lançar uma candidatura na cidade. E para vencer essa disputa.
Comitê Pró-Candidatura Própria do PT em Curitiba
18/07/2011"
0 comentários :
Postar um comentário