gleisi no pátio da construtora sanches tripoloni
11 SETEMBRO 2010
A Prefeitura de Maringá (PR) é a mais beneficiada por convênios municipais com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) desde 2003.
Foram R$ 148,6 milhões em convênios no período, segundo levantamento feito pela Folha. Porto Velho (RO) está em segundo lugar, com R$ 111,3 milhões.
Dos quatro convênios, três foram assinados depois de maio de 2008, quando o município contratou Teresinha Rocha Nerone para captar recursos em órgãos públicos estaduais e federais.
Ela é amiga do casal de ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Planejamento). Maringá é uma das principais bases eleitorais dos petistas.
O quarto e maior convênio da cidade com o Dnit, no valor de R$ 94,1 milhões, foi firmado em 2004. Mas 75% do valor só foi liberado após a contratação de Teresinha.
Os convênios são uma forma de acordo financeiro em que, mediante a apresentação de um projeto pelo município, o órgão federal, no caso o Dnit, repassa verba para que a prefeitura contrate e execute obras ou serviços.
Isso não exclui a realização de obras diretamente pelo governo federal, sem intermediação do município.
RELAÇÕES
Gleisi e Paulo Bernardo reconheceram, por e-mail, a amizade com Teresinha, como mostrou a Folha no último domingo. Em seu Twitter, ela chegou a escrever, em 2009, quando já era contratada pela Prefeitura de Maringá, que estava "na praia, tomando vinho" com o casal.
O ex-diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, que pediu demissão do órgão anteontem, envolveu o casal de ministros na crise do Ministério dos Transportes.
Pagot afirmou a congressistas de seu partido, o PR, que "cumpria ordens do Planejamento", chefiado por Bernardo durante o governo Lula. Depois, ele negou ter ameaçado os petistas.
CONVÊNIOS
Os convênios obtidos com o Dnit envolvem a desapropriação de áreas para a construção do anel viário de Maringá, obra contratada diretamente pelo Dnit, e o rebaixamento de uma linha férrea.
A obra de construção do anel viário, que não envolve convênio com o município e é executada pela construtora Sanches Tripoloni desde 2008, é alvo de contestações do TCU (Tribunal de Contas da União), que viu sobrepreço de R$ 10,5 milhões no empreendimento.
Os donos da Tripoloni doaram R$ 510 mil para a campanha de Gleisi. A construtora CR Almeida, responsável pelas obras da linha férrea, contribuiu com R$ 250 mil, além de mais R$ 350 mil para o comitê do PT do Paraná.
Em sua passagem por Maringá, ontem, a candidata ao Senado Gleisi Hoffmann visitou a polêmica obra do Contorno Norte (também conhecido por Transtorno Norte e Contorno Morte), operários da Construtora Sanches Tripoloni – que tem alguns amigos no PT. “Esta obra pode ser considerada um dos símbolos do governo Lula”, disse ela. É, pode ser: a concorrência parece ter sido direcionada, vencida por uma empreiteira declarada inidônea pelo TCU por conta do Contorno de Foz do Iguaçu, não houve consulta à população dos bairros cortados pela estrada, os viadutos só possuem uma perna, há locais sem a via marginal, mais da metade da obra é em pista simples e o TCU detectou sinais de irregularidades, sem contar as suspeitas sobre a confecção de projetos e relatórios de impacto, feitos por empresas ligadas aos donos do poder. (Blog do Rigon)
Base eleitoral de ministros lidera convênios com Dnit
Foram R$ 148,6 milhões em convênios no período, segundo levantamento feito pela Folha. Porto Velho (RO) está em segundo lugar, com R$ 111,3 milhões.
Dos quatro convênios, três foram assinados depois de maio de 2008, quando o município contratou Teresinha Rocha Nerone para captar recursos em órgãos públicos estaduais e federais.
Ela é amiga do casal de ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Planejamento). Maringá é uma das principais bases eleitorais dos petistas.
O quarto e maior convênio da cidade com o Dnit, no valor de R$ 94,1 milhões, foi firmado em 2004. Mas 75% do valor só foi liberado após a contratação de Teresinha.
Os convênios são uma forma de acordo financeiro em que, mediante a apresentação de um projeto pelo município, o órgão federal, no caso o Dnit, repassa verba para que a prefeitura contrate e execute obras ou serviços.
Isso não exclui a realização de obras diretamente pelo governo federal, sem intermediação do município.
RELAÇÕES
Gleisi e Paulo Bernardo reconheceram, por e-mail, a amizade com Teresinha, como mostrou a Folha no último domingo. Em seu Twitter, ela chegou a escrever, em 2009, quando já era contratada pela Prefeitura de Maringá, que estava "na praia, tomando vinho" com o casal.
O ex-diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, que pediu demissão do órgão anteontem, envolveu o casal de ministros na crise do Ministério dos Transportes.
Pagot afirmou a congressistas de seu partido, o PR, que "cumpria ordens do Planejamento", chefiado por Bernardo durante o governo Lula. Depois, ele negou ter ameaçado os petistas.
CONVÊNIOS
Os convênios obtidos com o Dnit envolvem a desapropriação de áreas para a construção do anel viário de Maringá, obra contratada diretamente pelo Dnit, e o rebaixamento de uma linha férrea.
A obra de construção do anel viário, que não envolve convênio com o município e é executada pela construtora Sanches Tripoloni desde 2008, é alvo de contestações do TCU (Tribunal de Contas da União), que viu sobrepreço de R$ 10,5 milhões no empreendimento.
Os donos da Tripoloni doaram R$ 510 mil para a campanha de Gleisi. A construtora CR Almeida, responsável pelas obras da linha férrea, contribuiu com R$ 250 mil, além de mais R$ 350 mil para o comitê do PT do Paraná.
O volume de verbas obtido por Maringá chegou a chamar a atenção do ex-presidente Lula. Em evento na cidade no ano passado, ao lado de Bernardo e Gleisi, Lula questionou em tom irônico.
"Só tem uma coisa que eu vou sair daqui sem explicação, prefeito: é por que o Paulo Bernardo não trata a minha Garanhuns, lá em Pernambuco, com o mesmo amor que ele trata Maringá.
Porque eu fico olhando a quantidade de dinheiro que tem de obras aqui (...), e na minha Garanhuns não foi nem sequer um centavo", brincou o então presidente. (Folha de São Paulo)
UMA HOMENAGEM A TEREZINHA:
ALÔ! ALÔ! TEREZINHA .... AQUELE ABRAÇO!!!!
Cassino do Chacrinha
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