Folha.com
O "Blog da Dilma", feito por militantes do PT e que se define como "o maior portal da Dilma Rousseff na internet", postou na véspera da eleição um texto com ataques a Marina Silva.
O arrependimento veio rápido e o texto saiu do ar tão logo a candidata do PV, com 20 milhões de votos, passou a ser assediada para dar o seu apoio aos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições.
O post, com o título "Marina Silva, a traíra", a chamava de "ecochata", e afirmava que sua candidatura era uma vingança contra Dilma e Lula. O texto ainda dizia que Marina não tem "conhecimento" e "caráter" para governar o Brasil.
O artigo foi publicado no dia 30 de setembro e retirado do ar no dia 4 de outubro, dia seguinte às votações do primeiro turno, quando ficou claro que era necessário tentar pescar a preferência de 19% dos eleitores que escolheram a candidata do PV no primeiro turno.
A previsão feita pelo texto, com a leitura de hoje, é o que os petistas não querem que aconteça: o Blog da Dilma afirmava que Marina iria, no segundo turno, "cair no colo" do candidato do PSDB à presidência, José Serra.
"Ela alimentava esperanças de que o presidente Lula a escolhesse para ser sua sucessora, e quando percebeu que não seria a escolhida deu o bote tal como uma cascavel", afirmava o texto assinado por Jussara Seixas, uma das editoras do blog.
Ontem, o editor geral e criador do "Blog da Dilma", Daniel Bezerra, afirmou à Folha que a decisão de tirar o texto do site foi dele.
"Estava viajando e não tinha visto a matéria. Quando cheguei, deletei, não fui a favor da maneira agressiva como a minha editora colocou. Quando escrevo coloco de uma maneira respeitosa", disse.
O blog registrava ontem, de acordo com uma contagem própria, mais de 7 milhões de acessos desde 2008, quando foi criado. Bezerra afirma que chega a ter, no horário de pico, quase "2.600 acessos por minuto". "Isso é mais do que o site da Carta Capital, mas o PT não tem ingerência ao blog", garante.
PT
O secretário de Comunicação do PT, o deputado federal André Vargas (PR), afirma que o partido tem orientado os filiados a evitar ataques aos adversários nas eleições. Ele afirma que o texto não interfere nas movimentações políticas em busca do apoio declarado de Marina e do PV.
"O ideal é que não tivesse [sido publicado os ataques], mas não interfere. A Marina sabe que é coisa de internet", disse Vargas.
O petista pondera dizendo que o texto foi escrito "no calor da luta" e que afirma que o PT não pediu para o blog tirar do ar os ataques contra a terceira colocada nas eleições. "O partido não controla esses blogs. Nos sites oficiais nunca atacamos ninguém".
Pelo menos outros dois blogs dos mesmos colaboradores do Blog da Dilma replicaram o texto que afirma que Marina "traiu por despeito e por vingança" e a ilustração intitulada "Candidata laranja verde". Até a tarde de ontem, apenas o post do "Blog da Dilma" havia sido tirado do ar.
Nesse caso, os blogs de defensores da campanha de Dilma contrariaram não apenas orientação do PT, mas também uma posição da própria candidata, que condenou, mais de uma vez, baixarias na internet chamando-as de "submundo da político".
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Blog feito por militantes do PT chama Marina de 'traíra'
sexta-feira, outubro 08, 2010
Molina com muita prosa & muitos versos
0 comentários :
Postar um comentário