A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) informou nesta quinta-feira que o índice de preços de alimentos chegou ao seu nível mais alto desde que a agência começou a medi-lo, em 1990.
O Índice da FAO, uma medida dos preços de alimentos básicos no nível internacional, alcançou uma média de 236 pontos em fevereiro, uma alta de 2,2% em relação a janeiro e o índice mais alto em termos reais e nominais desde que a instituição baseada em Roma começou a monitorar os preços.
De acordo com a FAO este índice registrou alta pelo oitavo mês consecutivo.
A agência informou ainda que os preços globais de cereais sofreram um grande aumento, com os preços de exportação dos grãos mais importantes apresentando uma alta de 70% em relação a fevereiro de 2010.
A FAO aponta como causa deste aumento o declínio na produção global de cereais em 2010 e a crescente demanda.
Cereais e petróleo
O Índice de Preços de Cereais, que inclui os preços dos principais alimentos básicos como arroz, trigo e milho, aumentou 3,7% em fevereiro, o nível mais alto desde julho de 2008.
A FAO também informou que o Índice de Preços da Carne alcançou uma média de 169 pontos em fevereiro, alta de 2% em relação a janeiro.
Este número contrasta com o Índice de Preço do Açúcar, que chegou a uma média de 418 pontos, um pouco abaixo do registrado no mês anterior, mas ainda 16% mais alto do que em fevereiro de 2010.
Além dos aumentos, a agência da ONU também teme a possibilidade de aumento do petróleo, que pressionaria ainda mais o setor de alimentos.
"Altas inesperadas do preço do petróleo podem piorar uma situação que já é precária nos mercados de alimentos", afirmou David Hallam, diretor da Divisão de Comércio e Mercado da FAO. (BBC)
terça-feira, 8 de março de 2011
Preço global dos alimentos bate novo recorde em fevereiro, diz ONU
terça-feira, março 08, 2011
Molina com muita prosa & muitos versos
0 comentários :
Postar um comentário