domingo, 30 de janeiro de 2011

Temporal provoca estragos e uma morte em Curitiba


O temporal que caiu no início da noite de sábado (29) provocou estragos e diversos pontos de alagamento em Curitiba e região metropolitana. O Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos 38 ocorrências de alagamento na capital, Colombo e Campina Grande do Sul. Uma pessoa foi arrastada pela enxurrada e morreu.

Segundo informações da Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) de Curitiba, os alagamentos foram temporários, causados pelo grande volume de água que caiu em pouco tempo, e que os bueiros não conseguiram dar vazão.


O bairro mais afetado foi o Capão Raso, onde nove pontos de alagamento foram registrados. Outros bairros com problemas foram Xaxim (6 pontos), Pinheirinho (5), Sítio Cercado (3) e Umbará. Novo Mundo, Cidade Industrial, Ganchinho e Alto Boqueirão também tiveram problemas de alagamento. Em Campina Grande do Sul, o bairro afetado foi o Jardim Paulista. Também houve alagamento no bairro Santa Terezinha, em Colombo, segundo os Bombeiros.

No bairro Xaxim, um homem de 63 anos foi arrastado pela enxurrada na Rua Dante Honório. Luiz Augusto Barino estava em um bar e tentou cruzar a água para chegar em casa. A moradora Aparecida Marcondes, contou que os vizinhos tentaram resgatar o idoso, mas não conseguiram. O corpo de Barino foi localizado na manhã deste domingo (30) a cerca de 400 metros do local.

De acordo com a Defesa Civil do estado, Quatro Barras, Piraquara e Rio Branco do Sul também tiveram ocorrências registradas por causa da chuva. Ainda não há um balanço de quantas pessoas foram afetadas.

Estragos

O aposentado Davi de Siqueira Cortes, de 70 anos, levou três pontos no braço, após ser jogado contra a parede pela força da água. Morador do Capão Raso há 40 anos, ele conta que nunca viu algo parecido. “Só vendo. Contando ninguém acredita”, diz ele. A força da água acumulada na rua fez com o que o muro da casa dos fundos da dele desabasse.

A água então invadiu a casa de Cortes, que trabalhava na reforma de um dos cômodos no momento da chuva, por volta das 21 horas. “Fui tentar tirar o carro da garagem e a água veio com força, me carregou e jogou contra a parede e a geladeira. A geladeira caiu em cima de mim, por sorte não me machuquei mais”, relata. Não houve tempo de salvar nada, segundo o aposentado, todos os móveis foram atingidos pela água.

Na Rua João Surian, no bairro Novo Mundo, várias casas ficaram alagadas. Segundo o aposentado José Luiz da Silva, o muro de um terreno pertencente a uma imobiliária cedeu e toda água acumulada invadiu as residências vizinhas. A mulher dele, a dona de casa Sônia Maria da Silva, conta que esta não é a primeira vez que a região sofre com as chuvas. “Desde dezembro já alagou muitas vezes. A rua que passa aqui em frente está até com risco de afundar”, disse.

Além de alagamentos, os Bombeiros também têm registros de três residências com risco de desabamento no Capão Raso, duas no Xaxim, uma no Pinheirinho e uma no Umbará.

No Boqueirão, um carro foi arrastado pela água, mas ninguém se feriu.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles