quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PMDB quer duas secretarias para entrar no governo Beto

Elizabete Castro/JORNAL O ESTADO DO PARANÁ

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa decidiu mudar a estratégia nas negociações para a eleição da nova Mesa Diretora com o presidente estadual do PSDB, candidato a presidente em chapa unica.

Os peemedebistas desistiram da 1ª secretaria e passaram a exigir, em troca, a vaga de 1º vice-presidente e duas secretarias de estado: a de Trabalho e a de Esportes.

A proposta foi levada a Rossoni, que enfrenta o primeiro desafio mais sério na montagem da sua chapa. Se contemplar o PMDB, terá que desalojar o PDT. Rossoni já garantiu ao deputado Augustinho Zucchi (PDT) a vaga de 1º vice-presidente, da mesma maneira que já fechou com o DEM a indicação do 1º secretário.

A esperança de Rossoni é que o PMDB aceitasse outras posições menos cobiçadas na Mesa, como a 3ª vice-presidência ou a 3ª secretaria e mais uma secretaria de estado para fechar o acordo eleitoral e também o apoio da maior bancada em plenário ao governo de Beto Richa.

Entretanto, uma ala que se revelou majoritária no PMDB decidiu que, para abrir mão da 1ª secretaria, o segundo cargo mais importante da Mesa, o partido teria que ser compensado.

As desavenças internas entre o grupo que defendia o deputado Reinhold Stephanes Junior para ser indicado secretário de governo e a ala que preferia o deputado Luiz Claudio Romanelli na posição foram contornadas com a apresentação dos dois nomes para Rossoni. Nas condições almejadas pelo PMDB, Romanelli ficaria com a Secretaria de Trabalho e Stephanes Junior ocuparia a Secretaria de Esportes.

Diante do impasse, Rossoni se esquivou de comentar as exigências do PMDB. O tucano está conversando com o governador para saber como poderão atender a um possível futuro aliado, o PMDB, sem descontentar os demais partidos que também estão dispostos a integrar a base de apoio de Beto.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles