quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dez mil aves são apreendidas; comandante do Policiamento do Interior é um dos 29 detidos

Coronel Sergio Filardo, um dos detidos

Dez mil aves já foram apreendidas na Operação São Francisco, de combate a crimes ambientais, segundo estimativa da Polícia Federal (PF) divulgada na tarde desta quarta-feira (30). Segundo as autoridades, uma quadrilha traficava aves da fauna brasileira que eram vendidas no exterior por altos preços. Além disso, espécies da fauna de outros países eram importadas ilegalmente para venda no mercado clandestino.

Ao todo, 29 pessoas foram detidas por agentes da PF: 20 no Paraná, sete em São Paulo e duas em Santa Catarina. Além disso, uma prisão deixou de ser cumprida no exterior e outra no Paraná, onde um suspeito não foi encontrado, pois viajou para a Austrália.

A Polícia Federal (PF) prendeu o homem que é considerado o maior traficante de aves do Brasil. Marcio Rodrigues, de 49 anos, mantinha uma criação muito organizada em sua chácara, que fica no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A chácara tinha muitos viveiros para a criação das aves. Os casais reprodutores das espécies ficavam em um ambiente separado e climatizado. Foram encontrados, inclusive, chocadeiras com vários ovos dos pássaros.

Entre os presos, estão dois funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - Harry Luiz Teles (diretor de licenciamento ambiental e fiscalização) e Jackson Vosgerau (fiscal) - um assessor do Tribunal de Contas do estado – Sérgio Busato – e o coronel da Polícia Militar Sérgio Filardo, ex-comandante da Força Verde e atual comandante do Policiamento do Interior.

No início da manhã, três pessoas, consideradas líderes da quadrilha, já haviam sido presas em São José dos Pinhais. Entre eles estava Marcio Rodrigues, de 49 anos, considerado o maior traficante de aves do Brasil.

As prisões, temporárias ou preventivas, ocorreram mediante mandado expedido pela Vara Federal Ambiental da Capital. A Polícia Federal informou que parte dos detidos já está na carceragem da PF em Curitiba e o resto dos presos será trazida para a cidade nos próximos dias para serem ouvidos. O coronel Sérgio Filardo está detido no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Centro da capital.

A PF conta com a ajuda do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para catalogar os animais apreendidos durante a operação.

Investigações

A PF investigou o caso por oito meses. Para a operação, foram expedidos 31 mandados de prisão e 42 para busca e apreensão, que foram cumpridos em residências, empresas e repartições públicas. Também foram decretados o sequestro dos bens de uma empresa e de uma pessoa física e mandados de prisão e de busca e apreensão para cumprimento no exterior, com apoio da Interpol.

As buscas e prisões foram realizadas em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, no Paraná; Florianópolis, em Santa Catarina; e em São Paulo, Ribeirão Preto, Araraquara, Piracicaba, Campinas e Capivari, em São Paulo.

Os animais encontrados vivos em cativeiro foram apreendidos pelo Ibama e devem ser encaminhados para um centro de triagem de animais. Se houver viabilidade técnica, os animais que foram trazidos ilegalmente para o Brasil vão ser devolvidos para seus países de origem.

Operação

A Operação São Francisco foi deflagrada para a repressão de crimes ambientais, especialmente para os maus-tratos de animais, tráfico internacional de espécies das faunas nativa e exótica, de receptação, formação de quadrilha, falsificação de sinais públicos, tráfico de influência, crimes contra a ordem tributária e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

1 comentários :

Anônimo disse...

SE FOSSE UM SOLDADO OU UM PRAÇA QUALQUER TINHA UM GOVERNADOR VAGABUNDO FALANDO NA TEVE MAIS É ASSIM UM CARA DESSE QUE GANHA O QUE GANHA NA PM PARA FICAR SENTADO ATRAZ DE UMA CADEIRA E ANDANDO DE JIPE FAZ UMA COISA DESTAS IMAGINA SE ELE GANHASSE 1750 REAIS POR MES QUE É O SALARIO DE UM SOLDADO!! PARABENS

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles