terça-feira, 4 de maio de 2010

Beto Richa mobiliza redes sociais na internet


Presença de Beto Richa nas plataformas sociais da WEB como o Facebook: democracia e acesso direto.

O pré-candidato ao governo do Paraná pelo PSDB, Beto Richa, abriu vários canais de comunicação com a população. Além da série de visitas aos municípios de todo o estado, onde conversa com os moradores e reúne propostas para um plano de governo, Beto está nas redes sociais da internet dialogando e interagindo diariamente com milhares de pessoas. Campeão de seguidores no Twitter entre as lideranças políticas paranaenses, Beto também está presente no Facebook e em outras plataformas, como o Orkut, onde um grupo de amigos mantém a comunidade oficial, na unidade de fotos no Flickr e com canal no YouTube.

Para o ex-prefeito de Curitiba, a presença na WEB é obrigatória e uma das melhores maneiras de exercer a democracia, com aproximação e relacionamento. “Tem sido uma experiência positiva. Desde o ano passado comecei a prestar mais atenção nas mídias sociais e a interação é muito boa”, avalia.

A presença de Beto nas redes sociais cresceu de forma exponencial. Há exatos 12 meses, quando iniciou as primeiras mensagens no Twitter, ele fechou o mês de maio com 22 seguidores. Atualmente, já são mais de 10 mil no microblog, mais de 1.500 no Facebook e milhares de acessos no seu site e também no Youtube.

Beto acredita que essa aproximação cresceu um pouco em função do estilo que adotou. “Não abro mão da autencidade e da transparência. No twitter, por exemplo,dedico um tempo às mensagens e quando não posso fazer peço que minha assessoria atualize mas informe que está sendo feito pela assessoria”. Este comportamento também traz algumas limitações, reconhece. “O tempo é curto. Já era antes com a agenda de prefeito de Curitiba e agora como pré-candidato continua. Por isso, nas viagens acabo quase sempre atualizando as mensagens um pouco antes de dormir ou antes do café da manhã, direto do hotel”.

Se por um lado a presença na WEB cresceu, o processo de relacionamento com as pessoas em todas as regiões do Paraná também aumentou bastante. Nos últimos trinta dias, Beto visitou municípios da região Oeste, Norte Pioneiro e Noroeste. Participou de audiências públicas organizadas pelo PSDB em Pinhais, Jacarezinho e Umuarama para discutir o Plano de Governo que o partido apresentará em 2010.

E os dois modelos estão se complementando. Nas audiências públicas e nas visitas a cada cidade, Beto tem recebido pessoalmente muitas sugestões para montar um plano de governo com a participação popular. No seu site, WWW.betoricha.com.br qualquer cidadão também pode encaminhar, automaticamente, uma mensagem com novas ideias para um Paraná melhor.

“Esta é a política que adotamos em Curitiba, onde realizamos mais de 300 audiências públicas para ouvir a população e é o modelo que quero apresentar ao Paraná: do diálogo permanente como base para a gestão pública. O povo é sábio e o Paraná precisa que as pessoas sejam ouvidas”, afirmou Richa.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles